Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10615
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFREIRE, Alessandra de Oliveira-
dc.date.accessioned2018-07-23T14:50:44Z-
dc.date.available2018-07-05-
dc.date.available2018-07-23T14:50:44Z-
dc.date.issued2018-06-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10615-
dc.description.abstractThis research had the aim of analyzing written productions of 6th grade students from elementary school in a public school in the municipality of Bayeux – Pb, besides identifying the nature of the most recurrent deviations and classifying the deviations found in these productions. For this, we performed a textual production activity that constituted the corpus of the research. Twenty-seven written productions were collected, in which, after the analysis, it was possible to visualize the most recurrent orthographic deviations. These deviations were divided into eleven categories based on theories developed by Cagliari (2009), Morais (1999), Oliveira (2005) and Zorzi (1998). To substantiate the theoretical discussions about the acquisition of written language, of Reading and Literacy, were used the theories of Ferreiro and Teberosky (1999) and Soares (2004), respectively, while, in order to contextualize historically the Portuguese Spelling, the ideas of Cardeira (2006), Faraco (2012) and Brazil (1998). Errors were identified for the 11 categories elaborated, most of them focused on the interference of orality in writing. Taking into account the great incidence of orthographic deviations among elementary school students, it is understood that research of this nature can contribute to the identification of the most recurrent orthographic deviations and to encourage the Portuguese Language teacher to elaborate activities that minimize these problems.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2018-07-23T14:50:44Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) AOF07062018.pdf: 9554684 bytes, checksum: 2806bdfb4cd321aeb637cc8200c23a3b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-23T14:50:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) AOF07062018.pdf: 9554684 bytes, checksum: 2806bdfb4cd321aeb637cc8200c23a3b (MD5) Previous issue date: 2018-06-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ortografiapt_BR
dc.subjectProdução escritapt_BR
dc.subjectDesvios ortográficospt_BR
dc.titleAnálise de erros ortográficos ortográficos em produções escritas de alunos do 6° ano do Ensino Fundamental de Escola Públicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Assis, Maria Cristina de-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo analisar produções escritas de alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Bayeux – Pb, além de identificar a natureza dos desvios mais recorrentes e classificar os desvios encontrados nessas produções. Para isso, realizamos uma atividade de produção textual que constituiu o corpus da pesquisa. Foram coletadas 27 redações, nas quais, após a análise, foi possível visualizar os desvios ortográficos mais recorrentes. Esses erros foram divididos em onze categorias baseadas nas teorias desenvolvidas por Cagliari (2009), Morais (1999), Oliveira (2005) e Zorzi (1998). Para fundamentar as discussões teóricas acerca da aquisição da língua escrita, de Alfabetização e de Letramento, foram usadas as teorias de Ferreiro e Teberosky (1999) e Soares (2004), respectivamente, enquanto que, para contextualizar historicamente a Ortografia da língua portuguesa, utilizaram-se as ideias de Cardeira (2006), Faraco (2012) e Brasil (1998). Foram identificados desvios referentes às 11 categorias elaboradas, sendo a maior parte deles voltados para a interferência da oralidade na escrita. Levando em consideração a grande incidência de desvios ortográficos entre os alunos do ensino fundamental, entende-se que pesquisas dessa natureza podem contribuir para a identificação dos desvios ortográficos mais recorrentes e para incentivar o professor de Língua Portuguesa a elaborar atividades que minimizem esses problemas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AOF07062018.pdf9,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons