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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10953
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Anna Karolina Fidelis-
dc.date.accessioned2018-07-24T11:01:03Z-
dc.date.available2016-01-26-
dc.date.available2018-07-24T11:01:03Z-
dc.date.issued2015-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10953-
dc.description.abstractOur work aimed to investigate how the academic productions have approached discussion of the relationship between interdisciplinarity and science education. The focus of analysis were dissertations and doctoral thesis produced Brazilian postgraduate programs. For this, resorted sources of Brazilian academic papers database of Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) and the Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). The search in these virtual environments was made using as descriptors: science education and interdisciplinary. We observe a reduced nomber of work with this thematic, and the most concentrate in institution of the Brazilian South and Southeast regions. We realize also, what the work discussing the interdisciplinary in science education focusing on practice and teacher training. While interdisciplinarity is a important aspect of the educational practice and in the dissertations and thesis analyzed, we observe what the authors do not present a depth discussion. In face of this results we perceive the existence of a researchs gap, which, in our understanding, are important in the thematic context. Thus, we detach the necessity in studies what investigate and discuss interdisciplinarity linked the perception of students, textbook, and curriculum of teacher training, over there look for practicing teachers who train future teachers.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Roberval Silva (ber-val@hotmail.com) on 2018-07-24T11:01:03Z No. of bitstreams: 1 AKFS24072018.pdf: 713478 bytes, checksum: b5b0fae542f81c90861e0eb834fcfc55 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-24T11:01:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AKFS24072018.pdf: 713478 bytes, checksum: b5b0fae542f81c90861e0eb834fcfc55 (MD5) Previous issue date: 2015-12-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectDissertações e tesespt_BR
dc.titleO ENSINO DE CIÊNCIAS E A INTERDISCIPLINARIDADE: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES REALIZADAS NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASILpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Geglio, Paulo César-
dc.contributor.referee1Dantas, Cauby-
dc.contributor.referee2Dias, Márcia Adelino da Silva-
dc.description.resumoO nosso trabalho teve o objetivo de investigar como as produções acadêmicas têm abordado a discussão sobre a relação da interdisciplinaridade com o ensino de ciências. O foco de análise foram dissertações e teses produzidas nos programas de pós-graduação brasileiro. Para isso, recorremos a fontes de registros de trabalhos acadêmicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Ao acessar os ambientes virtuais selecionamos o banco de teses, utilizando os descritores: ensino de ciências e interdisciplinaridade. Observamos que existe uma reduzida quantidade de trabalho com essa temática, e a maioria realizada em instituições concentradas nas regiões Sul e Sudeste do país. Percebemos, também, que os trabalhos discutem a interdisciplinaridade e o ensino de ciências com foco nas práticas e na formação de professores. Embora a interdisciplinaridade seja um aspecto importante na prática educativa e nas dissertações e teses analisadas, observamos que os autores não apresentam uma discussão aprofundada. Em face das análises percebemos a existência de lacunas de investigação, que, em nosso entendimento, são importantes no contexto temático. Assim, destacamos a necessidade de estudos que investiguem e discutam a interdisciplinaridade atrelada à percepção dos alunos, bem como nos livros didáticos, e nos currículos da formação dos professores, além do olhar para a prática dos professores que formam futuros professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Fundametais e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
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