Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10962Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | CRUZ, Carlos Alberto Lima da | - |
| dc.date.accessioned | 2018-07-24T12:10:13Z | - |
| dc.date.available | 2018-07-05 | - |
| dc.date.available | 2018-07-24T12:10:13Z | - |
| dc.date.issued | 2018-06-08 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10962 | - |
| dc.description.abstract | The present work analyzes the tale "Malagueta, Perus e Bacanaço", written by João Antonio, from the perspective of the multiple facets of "Malandragem". The tale recounts the pilgrimage of three vagabonds, snooker experts, through various neighborhoods of São Paulo city on a Saturday night. Although the achievement of the other at the pool table constitutes the leitmotiv of the narrative, the object analysis of this work also intends to identify other aspects that belong to the usual concept of "Malandragem" , such as the gift of gab, the pimping and its own ethical code. As will be shown, it is precisely the unrestricted obedience to this ethical code by the boy named Perus who conducts the narrative simultaneously at its apex and its outcome. In order to give chronological depth to the study, a report on the origin of the "Malandragem", especially considering its close connection with the samba, based on the historiographical research undertaken by Dealtry (2009) and the conceptions of Schwarcz (1995) and Candido (1970), as well as the illustrative mentioning of some rogue characters that appears on important literary works, compose the introductory ballast of João Antônios’s tale. 7 | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2018-07-24T12:10:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) CALC08062018.pdf: 941240 bytes, checksum: ab9d07325f51b5b0a596ad164f0aac66 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-24T12:10:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) CALC08062018.pdf: 941240 bytes, checksum: ab9d07325f51b5b0a596ad164f0aac66 (MD5) Previous issue date: 2018-06-08 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Malandragem | pt_BR |
| dc.subject | Joguinho | pt_BR |
| dc.subject | Otário | pt_BR |
| dc.subject | Código de Ética | pt_BR |
| dc.subject | João Antônio | pt_BR |
| dc.title | Malagueta, Perus e Bacanaço: Cinco tacadas de malandragem | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Mello, Beliza Áurea de Arruda | - |
| dc.contributor.advisor2 | Fernandes, Rinaldo Nunes | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo a análise do conto “Malagueta, Perus e Bacanaço”, de João Antônio, sob a perspectiva das múltiplas facetas da“Malandragem”. O conto narra a peregrinação de três malandros, exímios jogadores de sinuca, por vários bairros da capital paulista, numa noite/madrugada de sábado. Conquanto o logro por meio do jogo constitua o leitmotiv da narrativa, a análise objeto deste trabalho pretende deslindar, também, outros aspectos que igualmente configuram a “Malandragem” dentro do senso comum, tais como , a “lábia”, a cafetinagem e o Código de Ética. Como será demonstrado, é exatamente a irrestrita obediência a esse Código de Ética por parte do garoto Perus, que conduz a narrativa simultaneamente ao seu ápice e ao seu desfecho. Visando conferir profundidade cronológica ao estudo, um relato acerca da origem da “Malandragem”, contemplando especialmente a sua estreita ligação com o samba, para o qual recorreremos principalmente à pesquisa de cunho historiográfico empreendida por Dealtry (2009), e às formulações de Schwarcz (1995) e Cândido (1970), bem como a abordagem ilustrativa de alguns personagens malandros que protagonizam importantes obras literárias, compõem o lastro introdutório à análise do conto de João Antônio. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CALC08062018.pdf | 919,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
