Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10966
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Diego Sousa da-
dc.date.accessioned2018-07-24T12:34:50Z-
dc.date.available2018-07-05-
dc.date.available2018-07-24T12:34:50Z-
dc.date.issued2018-06-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10966-
dc.description.abstractThe present study will show that who use a textual genre in the elaboration of an activity, teachers, for example, lose the opportunity to explore texts which are rich in linguistic resources and semantic phenomena, making use of texts as a pretext for studying grammar normative, approaching it only in a metalinguistic way. We did an in - depth research on the four textbooks belonging to one of the most studied authors in Brazilian schools, William Cereja who, together with Thereza Cochar, produced the collection "Portuguese Linguagens", in order to verify how the treatment of a semantic phenomenon - ambiguity, in this case - in a multimodal genre very present in textbooks: the tirinha. Using Koch's (2004) conceptions about what text is and Marcuschi (2008) giving us a base on textual type, textual genre, support and discursive domain, we made a quantitative survey about the multimodal genres present in the object of analysis and, according to with the conception of semantics addressed by Ilari and Geraldi (2004), we cut our corpus of analysis, composed of eight activities present in such collection, in which four of them explore the ambiguity present in the comic strip in the activity and other four do not. Throughout this research, we seek not to give a single objective, but to lead the reader to reflections about the knowledge needed to explore more than one LD, since this is a mandatory material, but never totally satisfactory, as well as allowing those who read to perceive that it is necessary to explore the tirinha both in the didactic material in use and in the elaboration of extra questions, being a genre constituted of many verbal and nonverbal linguistic resources.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2018-07-24T12:34:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DSS08062018.pdf: 3992497 bytes, checksum: 613e7da365f8b8e36d3e841035b53df1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-24T12:34:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DSS08062018.pdf: 3992497 bytes, checksum: 613e7da365f8b8e36d3e841035b53df1 (MD5) Previous issue date: 2018-06-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectambiguidadept_BR
dc.subjecttirinhapt_BR
dc.subjectmultimodalidadept_BR
dc.subjectgêneropt_BR
dc.subjectanálise linguísticapt_BR
dc.titleA ambiguidade e o texto de humor: uma análise do gênero tirinha em propostas didáticaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferraz, Mônica Mano Trindade-
dc.description.resumoO presente trabalho vai mostrar que, muitas vezes, quem utiliza um gênero textual na elaboração de uma atividade, professores, por exemplo, perde a oportunidade de explorar textos ricos em recursos linguísticos e fenômenos semânticos, fazendo uso dos textos como pretexto para estudo da gramática normativa, abordando-a apenas de forma metalinguística. Fizemos uma pesquisa aprofundada nos quatro livros pertencentes a um dos autores mais estudados nas escolas do Brasil, William Cereja que, junto a Thereza Cochar, produziu a coleção "Português Linguagens", a fim de constatar como se dá o tratamento de um fenômeno semântico – ambiguidade, no caso – em um gênero multimodal muito presente nos livros didáticos (LD’s): a tirinha. Com as concepções de Koch (2004) acerca do que é texto e Marcuschi (2008) nos dando base sobre tipo textual, gênero textual, suporte e domínio discursivo, fizemos um levantamento quantitativo sobre os gêneros multimodais presentes no objeto de análise e, de acordo com a concepção de semântica abordada por Ilari e Geraldi (2004), recortamos nosso corpus de análise, composto por oito atividades presentes na coleção, das quais quatro exploram a ambiguidade presente na tirinha que há na atividade e quatro não o fazem. Buscamos, ao longo desta pesquisa, não dar um objetivo único, mas levar o leitor a reflexões acerca dos saberes necessários para explorar mais de um LD, por este ser um material obrigatório, mas nunca totalmente satisfatório, além de permitir que quem leia perceba que é necessário explorar a tirinha tanto no material didático em uso quanto na elaboração de questões extras, por ser um gênero constituído de muitos recursos linguísticos verbais e não verbais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DSS08062018.pdf3,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons