Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10974Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | CAVALCANTI, Elânia dos Santos | - |
| dc.date.accessioned | 2018-07-24T13:31:29Z | - |
| dc.date.available | 2018-07-05 | - |
| dc.date.available | 2018-07-24T13:31:29Z | - |
| dc.date.issued | 2018-06-06 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10974 | - |
| dc.description.abstract | En el escenario pós-moderno, muchos han sido los cambios relativos sobre el hombre y su modo de interactuar con lo que lo rodea. En este sentido, este trabajo análisis como ocurre la fragmentación de las relaciones humanas, especialmente de las relaciones amorosas actuales, comprovando cuáles son las causas que las originan, en los textos literarios observados, que dan origen a esa fragmentación, a partir de la comparación de la representación de esa fragmentación en las literaturas contemporâneas de la Lengua Portuguesa de África tanto de Brasil, con el corpus elegido las obras de dos autores coetáneos representativos de esas dos literaturas: Mia Couto y Guimarães Rosa. El corpus seleccionado para el análisis son los cuentos “El perfume” de Mia Couto, publicado en la obra Estórias Abensonhadas (1994) e “Desenredo” – cuento de Guimarães Rosa, presente em el livro Tutaméia – Terceiras Estórias, (1967). En cuanto al análisis, nos detenemos en las siguientes categorías temáticas comunes en los dos objetos en cuestión: la crisis de la identidad del sujeto, el amor (enamoramiento) y el sufrimiento causado por la decepción amorosa. Sobre las manifestaciones de los personajes relacionadas con las características presentes en las relaciones amorosas, nos respaldamos en lo que relatan Bauman (2004) y Alberoni (2010); en el proceso de fragmentación de la identidad del sujeto en el mundo contemporáneo, nos apoyamos en lo que resalta Hall (1992). Todavía, sobre el sentimiento de sufrimiento causado por la decepción amorosa, adoptamos los conceptos traídos por Schopenhauer (1960). | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2018-07-24T13:31:29Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ESC06062018.pdf: 377066 bytes, checksum: cb30b3acdb429c5ec8096e5eb76ccd80 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-24T13:31:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ESC06062018.pdf: 377066 bytes, checksum: cb30b3acdb429c5ec8096e5eb76ccd80 (MD5) Previous issue date: 2018-06-06 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Amor | pt_BR |
| dc.subject | fragmentação da identidade | pt_BR |
| dc.subject | sofrimento | pt_BR |
| dc.subject | Mia Couto | pt_BR |
| dc.subject | Guimarães Rosa | pt_BR |
| dc.title | As representações da fragmentação nas relações amorosas contemporâneas em Mia Couto e Guimarães Rosa: uma análise dos contos O perfume e Desenredo. | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Pinheiro, Vanessa Neves Riambau | - |
| dc.description.resumo | No cenário pós-moderno, muitas têm sido as mudanças relativas ao homem e ao seu modo de interagir com o que o cerca. Neste sentido, este trabalho analisa como ocorre a fragmentação das relações humanas, especialmente das relações amorosas atuais, verificando quais são as causas, nos textos literários observados, que dão origem a essa fragmentação, a partir da comparação da representação dessa fragmentação nas literaturas contemporâneas de Língua Portuguesa, tanto Africana quanto Brasileira, tendo como corpus elegido as obras de dois autores coetâneos representativos dessas duas literaturas: Mia Couto e Guimarães Rosa. O corpus selecionado para a análise são os contos “O perfume”, de Mia Couto, publicado na obra Estórias Abensonhadas (1994), e “Desenredo” – conto de Guimarães Rosa, presente no livro Tutaméia – Terceiras Estórias (1967). Quanto à análise, nos detemos nas seguintes categorias temáticas comuns nos dois objetos em questão: a crise de identidade do sujeito, o amor (enamoramento) e o sofrimento causado pela decepção amorosa. Sobre as manifestações dos personagens relacionadas às características presentes nessas relações, nos respaldamos no que relatam Bauman (2004) e Alberoni (2010); quanto ao processo de fragmentação da identidade do sujeito no mundo contemporâneo, nos apoiamos no que ressalta Hall (1992). Ainda, sobre o sentimento de sofrimento causado pela decepção amorosa, adotamos os conceitos trazidos por Schopenhauer (1960). | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ESC06062018.pdf | 368,23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
