Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10994
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCHAGAS, Lenderson Fernandes-
dc.date.accessioned2018-07-25T11:28:49Z-
dc.date.available2018-07-05-
dc.date.available2018-07-25T11:28:49Z-
dc.date.issued2018-06-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10994-
dc.description.abstractThe present work aimed to analyze the learning process of writing in EJA - Educação de Jovens e Adultos (Youth and Adult Education), and its difficulties regarding cohesion and coherence in the text. The contributions of Furtado (2010; 2015), Freire (2005), Schwartz (2012), Soares (2002), Kleiman (1995), Fávero (1991) and Koch and Elias (2012) had an important role in fulfilling this study. The research field was the Indigenous State School for Elementary and Middle School Guilherme da Silveira, located in Monte Mor village, Rio Tinto-PB. The research participants were five students from cycles III and IV of the aforementioned school, in 2017. The methodology applied was qualitative, and we used the participant observation proposed by Richardson (1999). We conclude that EJA students have difficulties concerning their writing skill, and in this sense, the teacher should improve his didactics to assist them, with the aim of achieving significant improvements.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2018-07-25T11:28:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) LFC05062018.pdf: 934153 bytes, checksum: 669ab84c52f019242f02a7608f711014 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-25T11:28:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) LFC05062018.pdf: 934153 bytes, checksum: 669ab84c52f019242f02a7608f711014 (MD5) Previous issue date: 2018-06-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.titleA escrita na Educação de Jovens e Adultos: um estudo a partir da prática docente na Escola Estadual Indígena Guilherme da Silveira - Rio Tinto-PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Furtado, Quezia Vila Flor-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo analisar o processo de aprendizagem da escrita na Educação de Jovens e Adultos, e suas dificuldades em relação à coesão e coerência textuais. Este estudo fundamentou-se nas contribuições de Furtado (2010, 2015), Freire (2005), Schwartz (2012), Soares (2002), Kleiman (1995), Fávero (1991) e Koch e Elias (2012). O campo de pesquisa foi a Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental e Médio Guilherme da Silveira, localizada na aldeia Monte mor, Rio Tinto-PB. Os sujeitos participantes da pesquisa foram cinco alunos dos ciclos III e IV da escola mencionada, no ano de 2017. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, e utilizamos a observação participante proposta por Richardson (1999). Concluímos que os alunos da Educação de Jovens e Adultos apresentam dificuldades de escrita, e nesse sentido, o professor deve aprimorar sua didática para auxiliá-los,objetivando alcançar melhorias significativaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LFC05062018.pdf912,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons