Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10997Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | GONÇALVES, Maria Das dores Farias | - |
| dc.date.accessioned | 2018-07-25T11:55:34Z | - |
| dc.date.available | 2018-07-05 | - |
| dc.date.available | 2018-07-25T11:55:34Z | - |
| dc.date.issued | 2018-06-07 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10997 | - |
| dc.description.abstract | Não apresentou. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2018-07-25T11:55:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MDFG07062018.pdf: 380974 bytes, checksum: 0c656e1ddcb3c08eca7d58bbfdf87bbc (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-25T11:55:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MDFG07062018.pdf: 380974 bytes, checksum: 0c656e1ddcb3c08eca7d58bbfdf87bbc (MD5) Previous issue date: 2018-06-07 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de Literatura | pt_BR |
| dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | Cultura Nordestina | pt_BR |
| dc.title | O ensino de Literatura no processo de formação e preservação da cultura nordestina | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Hermano de França | - |
| dc.description.resumo | Esta monografia, intitulada O ensino de literatura no processo de formação e preservação da cultura nordestina, teve como objetivo analisar o ensino de literatura no âmbito escolar, no que concerne ao processo de formação e preservação da cultura nordestina, trazendo em questão os problemas e desafios encontrados no ensino de literatura através das suas implicações históricas e sociais. Para o aporte teórico, nos baseamos nos autores que abordam acerca do ensino de literatura na sala de aula, como Segabinazi (2011), Menezes (1982), Amorim e Santos (2016), Rildo Cosson (2014), Cândido (1972), Saraiva e Mugge (2006), Colomer (2007), Bordini e Aguiar (1993). Neste trabalho, procuramos mostrar para os alunos que a literatura traz a cultura que está em diversas partes, como também, a demonstração de conhecimentos, e por muitas vezes textos literários que trazem grandes obras. Para tanto, foi analisada a obra O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, que faz parte do Movimento Armorial (movimento criado por Ariano Suassuna, a fim de valorizar a cultura nordestina) e suas vertentes, como forma de melhorar o ensino. Além disso, traz uma proposta de Projeto de Leitura: A leitura de cordéis e o Auto da Compadecida, sob a perspectiva do Método Recepcional de Bordine e Aguiar e a sequência básica do Cosson, porque contribui com a aquisição de conhecimentos a partir da percepção do outro e dos múltiplos saberes dos envolvidos em um processo de aprendizagem. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MDFG07062018.pdf | 372,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
