Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10997
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGONÇALVES, Maria Das dores Farias-
dc.date.accessioned2018-07-25T11:55:34Z-
dc.date.available2018-07-05-
dc.date.available2018-07-25T11:55:34Z-
dc.date.issued2018-06-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10997-
dc.description.abstractNão apresentou.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2018-07-25T11:55:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MDFG07062018.pdf: 380974 bytes, checksum: 0c656e1ddcb3c08eca7d58bbfdf87bbc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-25T11:55:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MDFG07062018.pdf: 380974 bytes, checksum: 0c656e1ddcb3c08eca7d58bbfdf87bbc (MD5) Previous issue date: 2018-06-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Literaturapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCultura Nordestinapt_BR
dc.titleO ensino de Literatura no processo de formação e preservação da cultura nordestinapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Hermano de França-
dc.description.resumoEsta monografia, intitulada O ensino de literatura no processo de formação e preservação da cultura nordestina, teve como objetivo analisar o ensino de literatura no âmbito escolar, no que concerne ao processo de formação e preservação da cultura nordestina, trazendo em questão os problemas e desafios encontrados no ensino de literatura através das suas implicações históricas e sociais. Para o aporte teórico, nos baseamos nos autores que abordam acerca do ensino de literatura na sala de aula, como Segabinazi (2011), Menezes (1982), Amorim e Santos (2016), Rildo Cosson (2014), Cândido (1972), Saraiva e Mugge (2006), Colomer (2007), Bordini e Aguiar (1993). Neste trabalho, procuramos mostrar para os alunos que a literatura traz a cultura que está em diversas partes, como também, a demonstração de conhecimentos, e por muitas vezes textos literários que trazem grandes obras. Para tanto, foi analisada a obra O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, que faz parte do Movimento Armorial (movimento criado por Ariano Suassuna, a fim de valorizar a cultura nordestina) e suas vertentes, como forma de melhorar o ensino. Além disso, traz uma proposta de Projeto de Leitura: A leitura de cordéis e o Auto da Compadecida, sob a perspectiva do Método Recepcional de Bordine e Aguiar e a sequência básica do Cosson, porque contribui com a aquisição de conhecimentos a partir da percepção do outro e dos múltiplos saberes dos envolvidos em um processo de aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MDFG07062018.pdf372,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons