Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11000
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Marcelli de Souza da.-
dc.date.accessioned2018-07-25T12:10:08Z-
dc.date.available2018-07-25T12:10:08Z-
dc.date.issued2018-06-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11000-
dc.description.abstractIn this labor, we report on the experiences of internships in the subjects Supervised Stage IV and V, from the 2017.1 period, of the Licentiate Course in Portuguese Letters of the Federal University of Paraiba, through an intervention project entitled "Society and Beauty Standards ", With the 7th grade class of Elementary School II, at the Padre Hildon Bandeira Integral Citizenship School, located on the street Caetano Filgueiras, in the Torre district , in the city of João Pessoa- PB. In this report, we aim to identify alternatives for the teacher to articulate linguistic and literary knowledge, presenting the practice of linguistic analysis as an effective methodological strategy in Portuguese language classes in elementary school. To achieve our purpose, we use the following theoretical contributions: Antunes (2003, 2007); Cosson (2011); Dalvi (2013); Franchi (2006); Geraldi (2006); Martelotta (2008); Mendonça (2006); Miranda (2006); Possenti (1996); Solé (1998); Travaglia (2002). Furthermore, we consider the developed perspective on Portuguese language teaching in official documents: Law of Directives and Bases of National Education - LDB (BRASIL, 1996) and Curricular Parameters for Elementary Education - CPNs (BRAZIL, 1998). We verified that, through this work, the students were able to increase their reading and writing skills, through the practice of linguistic analysis, linking reading strategies with the linguistic knowledge and with texts that circulate in the community, preparing them to act in the reality in which they live.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2018-07-25T12:10:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MSS07062018.pdf: 4515385 bytes, checksum: 0fdea7fb3f7b4ecaa385a86e433ea4eb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-25T12:10:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MSS07062018.pdf: 4515385 bytes, checksum: 0fdea7fb3f7b4ecaa385a86e433ea4eb (MD5) Previous issue date: 2018-06-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectEnsino de Língua Portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectPrática de Análise Linguísticapt_BR
dc.titleO trabalho com a análise linguística nas aulas de língua portuguesa no ensino fundamental: um relato de experiênciapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Maria de Fátima Benício de-
dc.description.resumoNeste trabalho, relatamos as experiências vivenciadas como estagiária das disciplinas Estágio Supervisionado IV e V, do período 2017.1, do Curso de Licenciatura em Letras Português da Universidade Federal da Paraíba, por meio de um projeto de intervenção intitulado “A Sociedade e os Padrões de Beleza”, com a turma do 7º ano do Ensino Fundamental II, na Escola Cidadã Integral Padre Hildon Bandeira, localizada à Rua Caetano Filgueiras, no bairro da Torre, na cidade de João Pessoa- PB. Ao proceder a esse relato, temos como objetivo apontar alternativas para o docente articular o conhecimento linguístico e o literário, apresentando a prática de análise linguística como uma estratégia metodológica eficaz nas aulas de língua portuguesa no ensino fundamental. Para alcançarmos nosso propósito, utilizamos os seguintes aportes teóricos: Antunes (2003, 2007); Cosson (2011); Dalvi (2013); Franchi (2006); Geraldi (2006); Martelotta (2008); Mendonça (2006); Miranda (2006); Possenti (1996); Solé (1998); Travaglia (2002). Ademais, consideramos a perspectiva desenvolvida sobre o ensino de língua portuguesa nos documentos oficiais: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB (BRASIL, 1996) e os Parâmetros Curriculares para o Ensino Fundamental – PCNs (BRASIL, 1998). Verificamos que, através deste trabalho, os discentes puderam ampliar sua capacidade de leitura e de escrita, por meio da prática de análise linguística, relacionando estratégias de leitura com o conhecimento linguístico e com textos que circulam na comunidade, preparando-os para atuar na realidade em que vivem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSS07062018.pdf4,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons