Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11049
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Alanna Karla da-
dc.date.accessioned2018-07-27T13:41:07Z-
dc.date.available2018-07-05-
dc.date.available2018-07-27T13:41:07Z-
dc.date.issued2018-06-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11049-
dc.description.abstractThis comparative work proposes to analyze the tales Os desastres de Sofia and Restos do carnaval, that are present, respectively, in the collections A legião estrageira, of 1964 and Felicidade Clandestina, of 1971. So that we can compare the vision of love present in the works, and observe if the theme is explored in a linear way or if it has singularities in each of the texts. These stories are considered autobiographical by the scholars' writers, as Ferreira (1995) and Roefero (2007) point out, at the same time as they have female narrators, who recall past episodes of childhood and talk about discoveries of themselves and of the world. In this sense, this work is justified, because there is no specific comparison of the two short stories chosen. In addition, in general, existing studies confine themselves to analyzing the vision of childhood in Clarice's short stories, dissociated from the relationships established in the works from the point of view of the adult narrators who tell the events of the past, allowing new meanings not understood at the time of their events, and which are relevant to the understanding of the texts. Inevitably, love is a theme that continues to intrigue and provoke discussions in the most different intellectual spheres, as well as is very much present in the works of the author cited. Thus, comparing how love is portrayed in these stories will contribute not only to broadening the discussion about the theme, but also to our perception of the Claricean work. For our analysis, we will mainly use the studies of Benedito Nunes (1976) and (1995) that situate the Claricean fiction within the existentialist tradition, allowing an amplification of the epiphanic effects in the stories.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2018-07-27T13:41:07Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) AKS05062018 ok.pdf: 509061 bytes, checksum: 14aa1789a411040888e40b72f28b3bfa (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-27T13:41:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) AKS05062018 ok.pdf: 509061 bytes, checksum: 14aa1789a411040888e40b72f28b3bfa (MD5) Previous issue date: 2018-06-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectClarice Lispectorpt_BR
dc.subjectAmorpt_BR
dc.subjectLiteratura Comparadapt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.titleMeninas rosas e o desabrochar do amor: uma análise comparativa dos contos Os desastres de Sofia e Restos do carnaval, de Clarice Lispectorpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Farias, Alyere Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4550453Z5pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4079352J2pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho comparativo se propõe a analisar os contos Os desastres de Sofia e Restos do carnaval, que estão presentes, respectivamente, nas coletâneas A legião estrangeira, de 1964 e Felicidade Clandestina, de 1971. Para que possamos comparar a visão de amor presente nas obras, e observar se a temática é explorada de uma maneira linear ou se possui singularidades em cada um dos textos. Estes contos são considerados autobiográficos pelos estudiosos da escritora, como apontam Ferreira (1995) e Roefero (2007), ao mesmo tempo que possuem narradoras mulheres, que rememoram episódios passados da infância e dissertam sobre descobertas de si e do mundo. Neste sentido, este trabalho se justifica, pois não existe uma comparação específica dos dois contos escolhidos. Além de que, geralmente, os estudos existentes se limitam a analisar a visão de infância nos contos de Clarice, dissociada das relações que são estabelecidas nas obras a partir da ótica das narradoras adultas que contam eventos do passado, permitindo novas significações não compreendidas na época de seus acontecimentos, e que são relevantes para a compreensão dos textos. Inevitavelmente, o amor é um tema que continua intrigando e suscitando discussões nas mais distintas esferas intelectuais, bem como se faz muito presente nas obras da autora citada. Desse modo, comparar como o amor é retratado nesses contos contribuirá não somente para ampliar as discussões acerca do tema, mas também a nossa percepção da obra clariceana. Para nossa análise, utilizaremos principalmente os estudos de Benedito Nunes (1976) e (1995) que situam a ficção clariceana dentro da tradição existencialista, possibilitando uma ampliação dos efeitos epifânicos nos contos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AKS05062018 ok.pdf497,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons