Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11056
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDiniz, José Lucas de Almeida-
dc.date.accessioned2018-07-30T10:31:47Z-
dc.date.available2018-07-24-
dc.date.available2018-07-30T10:31:47Z-
dc.date.issued2018-07-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11056-
dc.description.abstractThe National Curriculum Framework is normative in nature and defines the organic and progressive set of essential learning for students to develop the stages and modalities throughout Basic Education, so as to guarantee their learning and development rights in accordance with the National Education Plan. This document applies exclusively to school education, as defined in the Law on Guidelines and Bases, 9394/96, which is guided by ethical, political and aesthetic principles that aim at an integral human formation and the construction of a just, democratic and inclusive society, as grounded in the National Curricular Guidelines. The present study had the objective to analyze the teaching perspective on NCF in the field of Natural Sciences, as well as the observation of its prioritized aspects in the area. We also evaluated the methodology and specific knowledge of Chemistry at NCF. The research was developed from a questionnaire structured with 11 objective and subjective questions involving seven teachers from the public school teaching network, two from the city of Areia-PB, three from Arara-PB and two from Remígio-PB. For the analysis of the data from the questionnaire, we asked the teachers about their understanding of the NCF, teacher training and curriculum change, training axes and teaching capacity as well as advances in Science teaching, opting to debate these in their perspective. We noticed divergent positions regarding NCF due to its public Education policy nature, emphasizing that the teachers from the research are in favor of building a Common National Base, however concerned about how fast Education has been developing in recent years, as well as the limitations imposed, not to mention other problems faced, such as work infrastructure, double working hours, violence and the wage once again forgotten by the PNE.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Roberval Silva (ber-val@hotmail.com) on 2018-07-30T10:31:46Z No. of bitstreams: 1 JLAD30072018.pdf: 1257093 bytes, checksum: 71f767b30f9f13b24555dbfb2d9916c2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-30T10:31:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JLAD30072018.pdf: 1257093 bytes, checksum: 71f767b30f9f13b24555dbfb2d9916c2 (MD5) Previous issue date: 2018-07-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleBASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: PERSPECTIVAS DOS DOCENTES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA O ENSINO APRENDIZAGEMpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Albino, Ângela Cristina Alves-
dc.contributor.referee1Pereira, Franklin Kaic Dutra-
dc.contributor.referee2Xavier, Wilson José Félix-
dc.description.resumoO Documento Base Nacional Comum Curricular é de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais para os alunos desenvolver as etapas e modalidades ao longo da Educação Básica, de modo que tenham garantidos seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em concordância com o Plano Nacional da Educação. Este documento aplica-se exclusivamente à educação escolar, como a define a Lei de Diretrizes e Bases, 9394/96 sendo orientado pelos princípios éticos, políticos e estéticos que apontam à formação humana integral e à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, como fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais. O presente estudo objetivou analisar a perspectiva docente sobre a BNCC na área de Ciências da Natureza, bem como a verificação dos seus aspectos priorizados nessa área. Avaliamos também a proposição metodológica e de conhecimento específico de Química na BNCC. Assim, a pesquisa foi desenvolvida a partir de um questionário estruturado com 11 perguntas, objetivas e subjetivas e tendo como sujeitos, sete professores da rede de Ensino de escola pública, sendo dois da cidade de Areia-PB, três de Arara-PB e dois de Remígio-PB. Consequentemente para a análise dos dados a partir do questionário, indagamos os professores sobre as suas compreensões da BNCC, a formação docente e mudança de currículo, os eixos formativos e a capacidade docente como também se há avanços no ensino de Ciências, bem como optamos por debater com relação o olhar dos docentes. Assim a pesquisa com os professores percebemos posições divergentes a BNCC por se tratar de uma política pública da Educação, salientando que os professores da pesquisa são a favor de uma construção de uma Base Nacional Comum, porém o que os deixam preocupados com a Educação é a forma e a rapidez que ela veio se desenvolvendo nos últimos anos, a limitação imposta e desconsiderando os problemas enfrentados pelos educandos, como infraestrutura de trabalho, dupla jornada de trabalho violência e o salário mais uma vez esquecida pelo PNE.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentQuímicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ: QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - CCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JLAD30072018.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.