Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11113
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRezende, Marcílio Lourenço de Moura-
dc.date.accessioned2018-08-03T16:57:50Z-
dc.date.available2016-12-05-
dc.date.available2018-08-03T16:57:50Z-
dc.date.issued2016-11-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11113-
dc.description.abstractThis final paper presents a short study, but not loss-making, about the internationalization process wich can clarify all hardness faced by companies and the reasons that they use to expand their business. The main goal is demostrate that companies, large or small, can be internationalized and so, show how works the expansion process, hindrances found on the way, strategies adopted by. By a bibliographical research, was gathered ideas and theories about the related subject that was usefull to analyse a case. First of all, it approached the concept of internationalization, expansion reasons and obstacles encountered. After that, explained the strategies applied by companies and the entry ways in the international market. Finally the connection between theory and practice is made, analyzing the international development of the fast food chain Subway.It is concluded over the course of the paper that the process of internationalize is extensive and requires care, because it involves the company's image and a significant capital investment, requiring the study and the use of appropriate strategies for each type and size project. This study is interesting for future research of undergraduate students of Foreign Languages Applied to International Negotiations, mainly for those who are interest in the area of trade and business. Furthermore confirms the importance of multicultural and linguistic knowledge in the field of business.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Coordenação do LEA (lea@cchla.ufpb.br) on 2018-08-03T16:57:50Z No. of bitstreams: 1 MLMR05122016.pdf: 1457287 bytes, checksum: c9b984b4804e030c2eb8401e087eaf46 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-03T16:57:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MLMR05122016.pdf: 1457287 bytes, checksum: c9b984b4804e030c2eb8401e087eaf46 (MD5) Previous issue date: 2016-11-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectInternacionalizaçãopt_BR
dc.subjectEstratégiaspt_BR
dc.subjectBarreiraspt_BR
dc.subjectGlobalpt_BR
dc.subjectInternacionalpt_BR
dc.subjectExportaçãopt_BR
dc.subjectLicenciamentopt_BR
dc.subjectFranquiapt_BR
dc.subjectSubwaypt_BR
dc.titleBreve estudo do processo de internacionalização de empresas : uma análise do desenvolvimento da cadeia internacional de restaurantes fast food Subwaypt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira Fraga, Kátia-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso propõe-se a estudar, de forma breve, mas não deficitária, o processo de internacionalização de empresas, de modo que sejam esclarecidas as dificuldades enfrentadas pelas empresas e as causas que as levam a expandir-se internacionalmente. O principal objetivo é mostrar que empresas, sejam elas de grande ou pequeno porte, podem internacionalizar-se e por meio deste mostrar como funciona o processo de expansão, as barreiras encontradas e as estratégias adotadas. Por meio de um estudo bibliográfico, foram reunidas ideias e teorias sobre o tema que serviram para a análise de um estudo de caso. Em um primeiro momento, foi abordado o conceito de internacionalização, os motivos de expansão e os obstáculos encontrados. Na sequência, são explicadas as estratégias aplicadas pelas empresas e as formas de entrada no mercado internacional. Por fim, foi feito a ligação entre teoria e prática, analisando o desenvolvimento internacional da cadeia de fast food Subway. Conclui-se com o decorrer do trabalho que o processo de internacionalizar é extenso e requer cuidado, pois envolve a imagem da empresa e considerável capital investido, sendo preciso o estudo e o uso de estratégias adequadas para cada tipo e tamanho de empreendimento. Este estudo far-se-á interessante para futuras pesquisas de estudantes do curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais, principalmente para aqueles com interesse na área de comércio e negócios. Além do mais, confirma a importância do conhecimento multicultural e linguístico no campo dos negócios.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMediações Interculturaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MLMR05122016.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.