Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11136
Tipo: TCC
Título: Línguas para fins específicos: uma análise da construção das disciplinas de línguas estrangeiras para fins de negócios no bacharelado em LEA-NI da UFPB.
Autor(es): Silva, Pedro Paulo Nunes da
Primeiro Orientador: Fraga, Kátia Ferreira
Resumo: O ensino-aprendizagem de línguas para fins específicos (LinFE) é uma área do ensino de línguas estrangeiras com demanda crescente ao longo dos anos. Nesta abordagem de ensino, é inevitável a execução de etapas inerentes a ela, como por exemplo, a análise de necessidades dos alunos e, consequentemente, a elaboração do curso direcionada didaticamente para a situação-alvo (DUDLEY-EVANS e ST. JOHN, 1998; MANGIANTE e PARPETTE, 2004; SÁNCHEZ, 2009; entre outros). A análise de necessidades identifica quais os desejos, faltas e necessidades presentes de forma objetiva e subjetiva nos aprendizes (HUTCHINSON e WATERS, 1987; MOURLHON-DALLIES, 2008). À vista disso, essa análise contribui para o professor/profissional de LinFE (SWALES, 1985) na elaboração do curso, sendo este capaz de discernir como e quais competências linguístico-comunicativas devem ser abordadas, além de levar em consideração aspectos sociais e interculturais da situação-alvo (BELTRÁN, 2004; CARRAS et al, 2007; MERCELOT, 2006). Após a realização de tais etapas, o ensino-aprendizagem de LinFE terá características próprias, ofertando cursos diferenciados e demandados por públicos específicos. Este trabalho pretende identificar como são estruturadas as disciplinas de línguas estrangeiras para fins de negócios no bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEA-NI) da UFPB, a fim de que o aluno possa se tornar apto a atuar como negociador multilíngue. Há que se ter em vista que esse curso responde a uma demanda do mercado de trabalho globalizado que requer um profissional com tais características. Por isso, apresenta-se: uma discussão teórica fundamentada em autores consagrados na área de LinFE nos três idiomas analisados; realiza-se uma análise geral de necessidades dos aprendizes com matrículas ativas dessa graduação no semestre letivo de 2016.2; e averígua-se a estruturação de cursos de línguas para fins de negócios, entre os anos de 2012 a 2016, o qual corresponde a atuação de todos os professores entrevistados. Por meio dos dados, conclui-se que a elaboração das disciplinas de línguas aplicadas aos negócios segue os padrões vistos em LinFE e atende às necessidades dos alunos na situação-alvo.
Abstract: The teaching-learning process of languages for specific purposes (LSP) is an area of foreign language teaching with an increasing demand over the years. In this approach, it is inevitable to carry out some steps, such as, the needs analysis and, consequently, the course design didactically directed to the target situation (DUDLEY-EVANS and ST. JOHN, 1998; MANGIANTE and PARPETTE, 2004; SÁNCHEZ, 2009; and others). The needs analysis identifies the wants, needs and lacks present, in the students, in both objective and subjective ways (HUTCHINSON and WATERS, 1987; MOURLHON-DALLIES, 2008). Therefore, this needs analysis contributes to the LSP practitioner (SWALES, 1985) during the course design, being able to discern how and what linguistic-communicative skills should be approached, besides taking into account social and intercultural aspects of the target situation (BELTRÁN, 2004; CARRAS et al, 2007; MERCELOT, 2006). Following these steps, the teaching-learning process of LSP will have its own characteristics, offering differentiated courses which specific audiences demand. This paper aims to identify how the languages for business purposes disciplines are structured in the Bachelor’s Degree of Foreign Languages Applied to International Negotiations (LEA-NI) at UFPB, in order the students may be able to act as multilingual negotiators. One must keep in mind that this Bachelor’s Degree responds to a demand of the globalized labor market that requires a professional with such characteristics. Hence, this work presents a theoretical discussion based on notable authors in the area of LSP throughout the three languages analyzed. It also carries out a general needs analysis of the learners enrolled in that Bachelor’s Degree in the school semester of 2016.2. In addition, it verifies the structuring of languages for business purposes disciplines, between the years 2012 and 2016, which corresponds to the performance of all professors interviewed. The data surveys ratify that the preparation of those disciplines follows the standards seen in LSP and meets the students’ needs in the target situation.
Palavras-chave: Línguas para fins específicos
Línguas para fins de negócios
LEA-NI
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Mediações Interculturais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11136
Data do documento: 29-Mai-2017
Aparece nas coleções:TCC - Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PPNS11062017.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.