Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11137
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Marcos Antonio Cordeiro.-
dc.date.accessioned2018-08-06T18:38:35Z-
dc.date.available2017-06-12-
dc.date.available2018-08-06T18:38:35Z-
dc.date.issued2017-05-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11137-
dc.description.abstractDefined by the involvement of companies with foreign operations in the form of products, services or investments, internationalization has become a factor of crucial attention for organizations as a response to an integrated and competitive global market. Thus, this paper aims to approach the theme internationalization emphasizing the main motivations, barriers and strategies associated with this process. This is a qualitative-descriptive study conducted through a bibliographic research and presents the main theories of internationalization, such as Market Power, Eclectic Paradigm and Uppsala Model. This study shows how different perspectives (economic, behavioral and cultural) can influence the reasons and the way companies lead their international expansion, besides presenting different strategies of internationalization, such as exports, licensing and the establishment of foreign facilities. It was observed that companies decide to internationalize in order to exploit their advantages, increase their profits and reduce costs, but the lack of knowledge of the markets and the process of internationalization are obstacles that can jeopardize their international expansion. In addition, it is presented the context of the Brazilian experience with internationalization, which has been strongly influenced by government supportive mechanisms and measures that led to the development of an export culture. It is concluded that, even without intention, organizations are becoming participants in global business and internationalization emerges as an alternative that allows companies to become more competitive in today's global economic context.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Coordenação do LEA (lea@cchla.ufpb.br) on 2018-08-06T18:38:35Z No. of bitstreams: 1 MACC12062017.pdf: 799068 bytes, checksum: ebcff961cafb7a3ca76598e1b57624f2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-06T18:38:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MACC12062017.pdf: 799068 bytes, checksum: ebcff961cafb7a3ca76598e1b57624f2 (MD5) Previous issue date: 2017-05-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectInternacionalização;pt_BR
dc.subjectInternacionalização de empresaspt_BR
dc.subjectEstratégias de internacionalizaçãopt_BR
dc.subjectTeorias da Internacionalizaçãopt_BR
dc.subjectInternacionalização brasileirapt_BR
dc.titleInternacionalização das empresas: perspectivas, motivação e barreiraspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Satur, Roberto Vimar-
dc.description.resumoCaracterizada pela atuação das empresas em outros países em forma de produtos, serviços ou investimentos, a internacionalização se torna um fator de atenção crucial para as empresas, se configurando em uma resposta das organizações para um mercado global integrado e competitivo. Desta forma, este trabalho tem como principal objetivo abordar o tema internacionalização das empresas, evidenciando as principais motivações, barreiras e estratégias associadas a este processo. A pesquisa se caracteriza como um estudo qualitativo-descritivo realizado a partir de levantamento bibliográfico e apresenta as principais teorias da internacionalização, como a Teoria do Poder de Mercado, a teoria do Paradigma Eclético e o Modelo de Uppsala. O trabalho evidencia diferentes perspectivas (econômica, comportamental e cultural) que influenciam as razões e a forma com a qual as empresas conduzem sua expansão internacional, além de apresentar diferentes estratégias de internacionalização, como exportação, licenciamento e estabelecimento de instalações no exterior. Observa-se, que de modo geral, as empresas decidem internacionalizar-se com o intuito de explorar suas vantagens, aumentar seus ganhos ou reduzir custos, mas a falta de conhecimento dos mercados e do processo de internacionalização figuram como entraves que podem comprometer sua expansão internacional. Ademais, é apresentado o contexto da experiência brasileira com a internacionalização, marcado por uma cultura exportadora criada a partir de medidas de apoio governamental. Conclui-se que involuntariamente, as organizações estão se tornando participantes de negócios globais e a internacionalização desponta como uma alternativa que permite que as empresas se tornem mais competitivas no contexto econômico global da atualidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMediações Interculturaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MACC12062017.pdf780,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.