Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11213
Tipo: TCC
Título: As concepções de avaliação da aprendizagem dos docentes dos anos finais do ensino fundamental: um estudo na Escola Municipal Cantalice Leite Magalhães, na Paraíba
Autor(es): Chaves, Cleide de Sousa
Primeiro Orientador: Costa, Isabel Marinho da
Resumo: O trabalho de conclusão de curso se propôs a apresentar as concepções de avaliação da aprendizagem no Brasil, a partir das bases legais, a exemplo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB 9.394/96 e das bases teóricas que fundamentam os estudos, as pesquisas e os discursos docentes sobre o assunto. Este estudo se fundamentou nas contribuições de Haydt (1988), Luckesi (2011), Libâneo (1994), Teixeira (2013), entre outros e realizou uma pesquisa bibliográfica e de campo, de cunho qualitativo e de análise de conteúdo. A pesquisa de campo aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cantalice Leite Magalhães, em João Pessoa, na Paraíba. Os professores foram os sujeitos da pesquisa e o questionário foi o instrumento utilizado para coletar os dados da pesquisa. Os resultados indicaram que os professores concebem a avaliação da aprendizagem como uma ação pedagógica desafiadora e complexa porque requer o diagnóstico e a verificação do processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: The course conclusion work aimed to present the conceptions of evaluation of learning in Brazil, based on the legal bases, such as the Law of Directives and Bases of Education - LDB 9.394 / 96 and the theoretical bases that base the studies, the research and teaching discourses on the subject. This study was based on the contributions of Haydt (1988), Luckesi (2011), Libâneo (1994), Teixeira (2013), among others. In order to do so, he carried out a bibliographical and field research, of a qualitative nature and of content analysis. Field research took place at the Cantalice Leite Magalhães Municipal School of Elementary Education, in João Pessoa, Paraíba. Teachers are the subjects of the research and the questionnaire is the instrument used to collect the research data. The results indicated that teachers conceive the evaluation of learning as a challenging and complex pedagogical action because it requires the diagnosis and verification of the teaching-learning process.
Palavras-chave: Avaliação educacional
Ensino - aprendizagem
Docentes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11213
Data do documento: 18-Jun-2018
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CSC28062018.pdf868,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.