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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1121
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Rayara Alexandre-
dc.date.accessioned2016-09-16T17:42:20Z-
dc.date.available2016-09-16T17:42:20Z-
dc.date.issued2016-09-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1121-
dc.descriptionO presente estudo teve como principal objetivo analisar o desempenho de crianças em escalas de comportamento agressivo e emoções. Caracteriza-se como uma pesquisa descritiva com levantamento de dados. Participaram 24 alunos, do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de João Pessoa, de ambos os sexos (14 meninas 58,3%, 10 meninos 41,7%). A idade variou entre 6 e 8 anos. Para a coleta de dados foi utilizada a Escala de Agressão e Vitimização entre Pares (EVAP) que é um instrumento de auto relato desenvolvido para investigar a agressão entre pares no contexto escolar. A análise das expressões faciais foi realizada através do uso do Test of Emotion Comprehension (TEC), e para verificar como as crianças reconhecem as expressões faciais em situações de bullying foi utilizado o instrumento chamado teste de Reconhecimento de Expressões Faciais em Situações de Bullying: REF-B. Os resultados não apontaram correlação significativas entre os teste de compressão das emoções e a escala de agressão e vitimização entre pares, porém direcionou para a hipótese levantada. Foram identificadas duas crianças como agressoras, três como vítimas e uma como agressora/vítima. Todas as crianças obtiveram resultados positivos para o teste de compressão das emoções. E relacionaram a emoção alegria para situação onde o agressor mostrava um comportamento agressivo e para as vítimas identificaram as emoções negativas de tristeza e medo com maior frequência. Discutem-se ampliações do estudo e uma ampla divulgação e planejamento no nosso meio educacional do conhecimento acerca do desenvolvimento emocional nas escolas principalmente crianças pertencentes as séries iniciais.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the performance of children in aggressive behavior and emotions scales. It is characterized as a descriptive research with data collection. Attended by 24 students from the first grade of elementary school to a public school in the city of João Pessoa, both sexes (58.3% 14 girls, 10 boys 41.7%). Ages ranged between 6 and 8 years. For Aggression Scale and Peer Victimization (EVAP) which is an instrument of self reporting developed to investigate aggression among peers in the school context data collection was used. The analysis of facial expressions was performed by using the Test of Emotion Comprehension (TEC), and to see how children recognize facial expressions in bullying we used the instrument called Facial Expression Recognition test Bullying Situations: REF-B. The results showed no significant correlation between the compression test of the emotions and the scale of aggression and victimization among peers, but directed to the hypothesis. Two children were identified as aggr essors, three as victims and as an aggressor / victim. All children were positive for the emotions compression test. And related to emotion joy to situation where the offender showed aggressive behavior and the victims identified the negative emotions of sadness and fear more often. We discuss extensions of the study and wide dissemination and planning in our educational environment of knowledge about the emotional development in children from schools mainly the early grades.-
dc.description.provenanceSubmitted by Sueleém Brito (su.eleem.brito@gmail.com) on 2016-09-16T17:42:20Z No. of bitstreams: 1 RAS16092016.pdf: 829849 bytes, checksum: b546015516a8d1560dce240912b17ef2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-16T17:42:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RAS16092016.pdf: 829849 bytes, checksum: b546015516a8d1560dce240912b17ef2 (MD5)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesJoão Pessoa, 2015.-
dc.subjectComportamento agressivopt_BR
dc.subjectEmoçãopt_BR
dc.subjectExpressões faciaispt_BR
dc.subjectPsicologia infantil-
dc.titleDesempenho de crianças em escalas de comportamento agressivo e emoçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Minervino, Carla Alexandra da Silva Moita-
dc.description.resumoO presente estudo teve como principal objetivo analisar o desempenho de crianças em escalas de comportamento agressivo e emoções. Caracteriza-se como uma pesquisa descritiva com levantamento de dados. Participaram 24 alunos, do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de João Pessoa, de ambos os sexos (14 meninas 58,3%, 10 meninos 41,7%). A idade variou entre 6 e 8 anos. Para a coleta de dados foi utilizada a Escala de Agressão e Vitimização entre Pares (EVAP) que é um instrumento de auto relato desenvolvido para investigar a agressão entre pares no contexto escolar. A análise das expressões faciais foi realizada através do uso do Test of Emotion Comprehension (TEC), e para verificar como as crianças reconhecem as expressões faciais em situações de bullying foi utilizado o instrumento chamado teste de Reconhecimento de Expressões Faciais em Situações de Bullying: REF-B. Os resultados não apontaram correlação significativas entre os teste de compressão das emoções e a escala de agressão e itimização entre pares, porém direcionou para a hipótese levantada. Foram identificadas duas crianças como agressoras, três como vítimas e uma como agressora/vítima. Todas as crianças obtiveram resultados positivos para o teste de compressão das emoções. E relacionaram a emoção alegria para situação onde o agressor mostrava um omportamento agressivo e para as vítimas identificaram as emoções negativas de tristeza e medo com maior frequência. Discutem-se ampliações do estudo e uma ampla divulgação e planejamento no nosso meio educacional do conhecimento acerca do desenvolvimento emocional nas escolas principalmente crianças pertencentes as séries iniciais.-
dc.audience.educationlevelEmotions-
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

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