Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11243
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima Neto, Pedro Joaquim de-
dc.date.accessioned2018-08-15T18:17:09Z-
dc.date.available2018-08-15-
dc.date.available2018-08-15T18:17:09Z-
dc.date.issued2016-10-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11243-
dc.description.abstractThe proposals of the National Curriculum Guidelines of health programs imply the need to discuss in depth the preceptorship and the preceptor training, a professional who transits between the teaching and the work. The objective was to analyze the preceptorship exercise in the supervised phase in the program of undergraduate in nursing. It is based on a descriptive and exploratory research, with qualitative approach, with the realization of a foc4al group for the data collection with nurses preceptors. For the data analysis the discourses were organized from the thematic analysis of content technique. Between the perceptions that surround the preceptorship is the accompaniment, supervision, orientation, besides the possibility of being example, to exchange knowledge and to renew professionally. The formation comprised the central debate to strengthen the preceptorship, being directed with the possibility of training in the own space of the undergraduate, university extension, work groups for the evaluation and planning of the students practices in the Institutions of Higher Education (IES), Postgraduate programs, PET / Health and working groups linked to the health-School System construction. Finally, three elements are conditions for the execution of the preceptorship with quality: overcoming the biomedical paradigm; Strengthening teaching-service integration; And pedagogical training for the exercise of preceptorship practice.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2018-08-15T18:17:09Z No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 1634781 bytes, checksum: 571ab1658cc220720db49d2959e603f4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-15T18:17:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 1634781 bytes, checksum: 571ab1658cc220720db49d2959e603f4 (MD5) Previous issue date: 2016-10-17en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação e Saúdept_BR
dc.subjectSaúde da Famíliapt_BR
dc.subjectPreceptoriapt_BR
dc.subjectAtenção Primária à Saúdept_BR
dc.subjectEducação em Enfermagempt_BR
dc.subjectEducation and Healthpt_BR
dc.subjectFamily Healthpt_BR
dc.subjectPreceptorshippt_BR
dc.subjectPrimary Health Carept_BR
dc.subjectEducation in Nursingpt_BR
dc.titlePreceptoria na estratégia saúde da família: Percepção, formação e vivência.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Kátia Suely Queiroz Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7564660473747042pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Vasconcelos, Ana Claudia Cavalcanti Peixoto de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4752097931828586pt_BR
dc.description.resumoAs propostas de Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de saúde implicaram na necessidade de discutir em profundidade a preceptoria e a formação do preceptor, profissional que transita entre o mundo do trabalho e o mundo do ensino, comprometido socialmente com ambos. O objetivo foi analisar o exercício da preceptoria do estágio supervisionado do curso de graduação de enfermagem. Tratase de pesquisa descritiva exploratória, de abordagem qualitativa, com realização de grupo focal para coleta de dados com enfermeiros preceptores. Para análise dos dados os discursos foram organizados a partir da técnica da análise temática de conteúdo. Entre as percepções que envolvem a preceptoria estão o acompanhamento, supervisão, orientação, além da possibilidade de ser exemplo, trocar saberes e renovar-se profissionalmente. A formação compreendeu debate central para qualificação da preceptoria, sendo apontada como possibilidades de formação o próprio espaço da graduação, a extensão universitária, oficinas de planejamento e avaliações de estágios das IES, cursos de pós-graduação, o PET/saúde e oficinas ligada a construção do Sistema Saúde Escola. Finalmente, três elementos são condicionantes para efetivação da preceptoria com qualidade: superação do paradigma biomédico; fortalecimento da integração ensino-serviço; e formação pedagógica para o exercício da preceptoria.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPromoção e Saúdept_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Saúde da Famíliapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências da Saúde (CCS) - Mestrado Profissional em Saúde da Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.