Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11248
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRamos, Eutália Silva-
dc.date.accessioned2018-08-16T17:53:25Z-
dc.date.available2018-08-16-
dc.date.available2018-08-16T17:53:25Z-
dc.date.issued2017-08-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11248-
dc.description.abstractThe contemporary audiovisual is linked to constant productions that circulate in different media spaces. Much of this comes from the new communication technologies that spread and makes available the content in these spaces. From this, we witness development of multifaceted objects that transit between television and internet. The movement presents us to current processes of intermediality (RAJEWSKY, 2005) and convergence of format, style and language audiovisual productions and remediation. In this way, to observed this as recurring practice in digital culture. However, there is on YouTube old contents that through this practice present news models of organization and production. On this, two groups of humour were identified to represent our study object and two sides of the cultural practices presented in, Porta dos Fundos (2013) and Monty Python (1969). Different cultures, models of production and especially in their circulation technology, we find both are part of the same cultural environment today and act similarly on YouTube. In order understand this cultural phenomenon and the relation between them, we discovered residual culture (WILLIAMS, 1970; JENKINS, FORD, GREEN, 2014) a basics for our analysis. We carried out a comparative study between three sketches of the groups “Spam” and “Rola”, “Job Interview” and “Job Interview”, and “Birth” and “Oh, My God!”. In the results of this research, residues in format, language, narrative structure and style were. We verified that sketches analyzed are part of current audiovisual production, which seek reference in residues of a nostalgic style which have meanings and values.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2018-08-16T17:53:25Z No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 2226837 bytes, checksum: a36e5a3abdb97af6c694af89116f6822 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-16T17:53:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 2226837 bytes, checksum: a36e5a3abdb97af6c694af89116f6822 (MD5) Previous issue date: 2017-08-25en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.subjectCultura residualpt_BR
dc.subjectMonty Pythonpt_BR
dc.subjectPorta dos Fundospt_BR
dc.subjectYouTubept_BR
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.subjectResidual culturept_BR
dc.subjectMonty Pythonpt_BR
dc.subjectPorta dos Fundospt_BR
dc.subjectYouTubept_BR
dc.titleMonty Python e porta dos fundos: Os processos culturais e o residual no audiovisual contemporâneopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Marcel Vieira Barreto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0442686312707756pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5406259548242129pt_BR
dc.description.resumoO audiovisual contemporâneo está atrelado a constantes produções que circulam em diferentes espaços midiáticos. Boa parte disso provém das novas tecnologias de comunicação que propicia espalhamento e disponibilização do conteúdo nesses espaços. A partir disso, presenciamos o crescente desenvolvimento de objetos multifacetados que transitam entre a televisão e internet. O movimento nos apresentou aos processos culturais e atuais de intermidialidade (RAJESWKY, 2005) e convergência de formato, estilo e linguagem que ressignificam produções audiovisuais. Com isso, observamos o feito como uma prática recorrente na cultura digital. Entretanto, há no YouTube, a disponibilização de conteúdos de épocas anteriores que por meio desta prática, (re) apresenta modelos de organização e produção. Diante deste cenário, identificamos dois grupos humorísticos que representam nosso objeto de estudo e os dois lados das práticas culturais relatadas, o Porta dos Fundos (2013) e o Monty Python (1969). Tendo em vista a distinção entre culturas, os modos de produção e principalmente, em sua tecnologia de circulação, verificamos que ambos fazem parte hoje de um mesmo ambiente cultural e atuam similarmente no YouTube. Com o objetivo de compreender esse fenômeno cultural e a relação entre eles, descobrimos a cultura residual (WILLIAMS, 1970; JENKINS, FORD, GREEN, 2014) como base para nossa análise. Isso resultou em um estudo comparativo entre três esquetes dos grupos “Spam” e “Rola”, “Job Interview” e “Entrevista de Emprego”, e “Birth” e “Oh, Meu Deus!”. Nos resultados dessa pesquisa, identificamos resíduos no formato da linguagem, estrutura narrativa e estilo. Averiguamos que os esquetes analisados são integrantes da produção audiovisual atual, que buscam referência em resíduos de um estilo nostálgico que representam significados e valores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total2,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.