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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11271
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Bruna Silva-
dc.date.accessioned2018-08-21T16:36:30Z-
dc.date.available2017-12-01-
dc.date.available2018-08-21T16:36:30Z-
dc.date.issued2017-11-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11271-
dc.description.abstractThis paper aims to describe the emergence of Corporate Social Responsibility (CSR) in International Relations (IR) from the theme of global governance and analyze the adoption of CSR strategies by companies based on a case study of a Brazilian multinational. In this sense, we describe the institutionalization of CSR based on some international instruments, especially those that perform some function in Brazil. Next, we analyze the emergence of CSR in Brazilian thinking by examining the adoption of CSR practices in the multinational GOL Linhas Aéreas Inteligentes, based on the Citizen Collaborator Project developed by it. The research was carried out based on a bibliographic review of CSR, global governance, institutionalization, as well as documentary research, such as resolutions, speeches, manuals, and data and reports made available by companies and institutions on electronic websites and interviews. Given this context, the paper concludes that CSR, even though it is a little studied subject, has become one of the standard business practices of our time. Companies committed to CSR develop responsible social actions based on the direct involvement of their employees, since it brings a positive return to the company, from the improvement in integration among employees to the linkage of the company's image as being socially responsible. The adoption of CSR strategies also implies the transparency of its corporate performance and it is up to the company to identify the best dissemination tool to report its results to society.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Cláudia Lopes de Almeida (ana.lopesjp@gmail.com) on 2018-08-21T16:36:30Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) BSS21082018.pdf: 1334658 bytes, checksum: 2be40c73c468fbb79cb7a60b27f0e8ed (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-21T16:36:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) BSS21082018.pdf: 1334658 bytes, checksum: 2be40c73c468fbb79cb7a60b27f0e8ed (MD5) Previous issue date: 2017-11-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectResponsabilidade social empresarialpt_BR
dc.subjectRelações internacionaispt_BR
dc.subjectGovernança globalpt_BR
dc.subjectInstrumentos internacionaispt_BR
dc.titleÉtica aplicada às relações internacionais: a responsabilidade social empresarial na gestão de uma multinacional brasileirapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Pascoal Teófilo Carvalho-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo descrever o surgimento da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) nas Relações Internacionais (RI) a partir do tema de governança global e analisar a adoção de estratégias de RSE pelas empresas com base num estudo de caso de uma multinacional brasileira. Nesse sentido, descrevemos a institucionalização da RSE partindo de alguns instrumentos internacionais, principalmente aqueles que desenvolvem alguma função no Brasil. Em seguida, analisamos o surgimento da RSE no pensamento brasileiro examinando a adoção das práticas de RSE na multinacional GOL Linhas Aéreas Inteligentes, a partir do Projeto Colaborador Cidadão desenvolvimento por ela. A pesquisa do trabalho foi feita a partir de uma revisão bibliográfica de RSE, governança global, institucionalização, e também de pesquisa documental, como resoluções, discursos, manuais, além de dados e relatórios disponibilizados por empresas e instituições em sites eletrônicos e entrevistas. Diante desse contexto, o trabalho conclui que a RSE, mesmo sendo um tema pouco estudado, tornou-se uma das práticas de negócios padrão do nosso tempo. As empresas comprometidas com a RSE desenvolvem ações sociais responsáveis a partir do envolvimento direto de seus funcionários, pois traz um retorno positivo para a empresa, que vem desde a melhoria na integração entre os funcionários até a vinculação da imagem da empresa como sendo socialmente responsável. A adoção das estratégias de RSE implica também na transparência de sua performance empresarial e cabe a empresa identificar qual o melhor instrumento de divulgação para relatar seus resultados à sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Relações Internacionais

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