Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11335
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreitas, Hugo Leonardo Morais de-
dc.date.accessioned2018-08-22T17:56:59Z-
dc.date.available2018-08-22-
dc.date.available2018-08-22T17:56:59Z-
dc.date.issued2016-03-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11335-
dc.description.abstractMiklós Rózsa claimed to keep a "double life": composer of concert music versus composer of films soundtrack. In this paper, we sought to answer questions such as: would have the composer really a "double life" articulated this way? His work would have a consistent poetic of music, common to both genres to which the composer had dedicated himself? It is known that Rózsa had the Hungarian folk music as basis for his music. To better understand them was made a profound bibliographic research on the subject, in which several articles of Hungarian musicologists were used in order to give more consistency to it. With the aim of to see if Rózsa maintained the same musical poetic in both genres, were realized several comparative analyzes of the composer's works, both in his movies soundtracks as in his concert music, to cover all productive periods of the composer (opus 1-1927 to opus 451989), period which he also worked in several companies and composed for various filmic genres (drama, fantasy, comedy, noir, thriller, epic, among others). Prior to the preparation of this work, there was the assumption that the composer would have a consistent musical poetics in the two musical genres to which he was dedicated. Thus, another question would arise: Did Rózsa innovate the Hollywood filmic music or did he adapt himself to it? To answer this question, it was necessary also to investigate the characteristics of the soundtracks of Hollywood movies before the arrival of the Hungarian composer to the Californian district.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2018-08-22T17:56:58Z No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 20783424 bytes, checksum: 1032da845a4332f0ebb2e2ca221782f0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-22T17:56:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 20783424 bytes, checksum: 1032da845a4332f0ebb2e2ca221782f0 (MD5) Previous issue date: 2016-03-31en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMiklós Rózsapt_BR
dc.subjectAnálise musicalpt_BR
dc.subjectMúsica folclórica húngarapt_BR
dc.subjectTrilha sonorapt_BR
dc.subjectMiklós Rózsapt_BR
dc.subjectMusical analysispt_BR
dc.subjectHungarian folk musicpt_BR
dc.subjectSoundtrackpt_BR
dc.title“Vida dupla”? : A poética musical de Miklós Rózsa e sua aplicação nas músicas de filmes e de concertospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Costa , Valério Fiel da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5177466124567380pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4702083315330801pt_BR
dc.description.resumoMiklós Rózsa afirmava possuir uma “vida dupla”: compositor de música de concerto versus compositor de trilha sonora de filmes. No presente trabalho, buscamos responder a questões como: teria mesmo o compositor uma “vida dupla” articulada dessa maneira? Sua obra teria uma consistente poética musical, comum a ambos os gêneros aos quais o compositor se dedicara? Sabe-se que Rózsa tinha a música folclórica húngara como base para as suas músicas. Para melhor compreendê-las foi feita uma profunda pesquisa bibliográfica sobre o assunto, na qual foram utilizados diversos artigos de musicólogos húngaros, a fim de dar mais consistência à pesquisa. Com o intuito de comprovar se Rózsa mantinha a mesma poética musical em ambos os gêneros, foram realizadas diversas análises comparativas de obras do compositor, tanto de suas trilhas sonoras para filmes quanto de suas músicas de concerto, de modo a cobrir todos os períodos produtivos do compositor (do Opus 1 - 1927 ao Opus 45 - 1989), período em que trabalhou também em diversas produtoras e compôs para diversos gêneros fílmicos (drama, fantasia, comédia, noir, suspense, épicos, entre outros). Antes da elaboração do presente trabalho, havia a hipótese de que o compositor teria, sim, uma poética musical consistente nos dois gêneros musicais aos quais se dedicou. Sendo assim, surgiria outra questão: Rózsa inovou a música fílmica hollywoodiana ou adaptou-se a ela? Para responder a esta pergunta, foi necessário também investigar as características das trilhas sonoras dos filmes de Hollywood antes da chegada do compositor húngaro ao distrito californiano.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMúsicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total20,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.