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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11340
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Leonnardo Limongi de-
dc.date.accessioned2018-08-22T18:27:50Z-
dc.date.available2018-08-22-
dc.date.available2018-08-22T18:27:50Z-
dc.date.issued2017-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11340-
dc.description.abstractThis research had as objective, understand how occur of the music teaching and learning of the disabled people in a not formal space of special education. By mean of your specific objectives, we look to understand the school’s pedagogical proposal where we did this work; to characterize the pedagogical practices established; identify the of teaching rout training; understand how fathers and teachers understand the actions that are developed in this music education space and identify your objectives together with the practices established. For this, we did use of observations, interviews and document analysis, as a collections tool for a data. The case studied was composed by three teachers, five students and their responsible, involving different modalities of education (violin, cello and musicalization) and situations of different development and learning, with the participation of students with Down Syndrome, intellectual Deficiency and Autism. In our theoretical reference, we search understand about people with deficiency, today and in others history moments, about the different space and possibilities of education this people, as well as the delimitation of the action of special music education. The of data analysis shown us that of the pedagogical actions observed has dialog with the proposal musical education emerged during century XX and the understanding and the respect the human plurality.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2018-08-22T18:27:50Z No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 4681668 bytes, checksum: 371fc72d00d4ec47c308908928756050 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-22T18:27:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 4681668 bytes, checksum: 371fc72d00d4ec47c308908928756050 (MD5) Previous issue date: 2017-12-15en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação musical especialpt_BR
dc.subjectEducação musical não formalpt_BR
dc.subjectPeople with deficiencypt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectSpecial musical educationpt_BR
dc.subjectNon formal music educationpt_BR
dc.titleMúsica e deficiência: Processos de ensino e aprendizagem em um espaço não formal de educação musicalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Cristiane Maria Galdino de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7567236180576595pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0121568164864736pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo entender como ocorrem os processos de ensino e aprendizagem musical da pessoa com deficiência em um espaço não formal de educação especial. Por meio de seus objetivos específicos, procuramos compreender a proposta pedagógica da escola onde realizamos este trabalho; caracterizar as práticas pedagógicas estabelecidas; identificar o percurso de formação dos professores; entender como pais e professores compreendem as ações que são desenvolvidas nesse espaço de educação musical e identificar seus objetivos junto às práticas que se estabelecem. Para isso, fizemos o uso de observações, entrevistas e análise de documentos como ferramentas de coletas de dados. O caso estudado foi composto por três professores, cinco alunos e seus responsáveis, envolvendo diferentes modalidades de ensino (violino, violoncelo e musicalização) e situações de desenvolvimento e aprendizagem distintas, diante da participação de alunos com Síndrome de Down, Deficiência Intelectual e Autismo. Em nosso referencial teórico, trouxemos entendimentos sobre as pessoas com deficiência, hoje e em outros momentos históricos, sobre os diferentes espaços e possibilidades de educação dessas pessoas, assim como a delimitação das ações da educação musical especial. A análise dos dados nos mostrou que as ações pedagógicas observadas têm dialogado com as propostas de educação musical surgidas durante o século XX, assim como a compreensão e o respeito à pluralidade humana.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMúsicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

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