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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11352
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRamos, Luã Ribeiro Palmeira-
dc.date.accessioned2018-08-22T19:24:25Z-
dc.date.available2017-07-05-
dc.date.available2018-08-22T19:24:25Z-
dc.date.issued2017-12-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11352-
dc.description.abstractIt is in childhood that they form the eating habits that will extend throughout the life of the individual. For preschoolers, the best way to teach is through knowledge that stimulates the thinking differently about feeding. Food and Nutritional Education (EAN) aims to promote and maintain health through playful activities such as dynamics, dramatizations and jokes, favouring the best fixing of the teachings in a natural way. The best place to implement food and nutritional education and, in this way, promote healthy nutrition is in school, because, besides being the environment in which children remain a good part of their daily time, is also the place where children's autonomy capacity is created Thus forming conscious citizens. Treating healthy food and health promotion, the project nourishing with joy proposes knowledge and nutrition to preschoolers, through the playfulness, with the participation of academics of the nutrition course of the UFPB. This work was developed together with the project nourishing with joy and aims to assess the degree of acceptability of healthy revenues in the infant feeding of students from the state School of Elementary Education São Rafael. Children's ganache of green banana biomass were offered, chocolate cake with oats, chickpea snack and functional orange soda. The preparation that had the greatest acceptability was the functional cake and the one that was less accepted was the biomass ganache. The other preconditions were also well accepted by the children. In this report it is explained the experience of all the work proposed in the project, where it is evident that healthy food contributes to the child-learning process and, moreover, provides guidelines for the formation of the food habits of these children.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jadson Pamplona (jadsonpamplona@hotmail.com) on 2018-08-22T19:24:25Z No. of bitstreams: 1 LRPR05072018.pdf: 1017663 bytes, checksum: 7cb0beefbfe1d1cbeb6404d9c4c98f06 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-22T19:24:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LRPR05072018.pdf: 1017663 bytes, checksum: 7cb0beefbfe1d1cbeb6404d9c4c98f06 (MD5) Previous issue date: 2017-12-04en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAlimentação infantilpt_BR
dc.subjectNutrição funcionalpt_BR
dc.subjectFitoquímicospt_BR
dc.subjectNutriçãopt_BR
dc.titleLanches saudáveis e nutritivos na escola estadual de ensino fundamental São Rafael: relato de experiênciapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Leylliane de Fatima Leal Interaminense de-
dc.description.resumoÉ na infância que se formam os hábitos alimentares que irão se estender ao longo da vida do indivíduo. Para pré-escolares, a melhor maneira de ensinar é através do conhecimento que estimule o pensar de forma diferente sobre alimentação. A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) visa a promoção e manutenção da saúde por meio de atividades lúdicas como dinâmicas, dramatizações e brincadeiras, favorecendo a melhor fixação dos ensinamentos de forma natural. O melhor lugar para implementar a Educação Alimentar e Nutricional e, desta forma, promover a alimentação saudável é na escola, pois, além de ser o ambiente em que as crianças permanecem boa parte do seu tempo diário, também é o lugar onde se cria a capacidade de autonomia das crianças, consequentemente formando cidadãos conscientes. Tratando-se de alimentação saudável e promoção de saúde, o projeto Nutrindo com Alegria propõe conhecimento e nutrição a pré-escolares, através da ludicidade, com a participação de acadêmicos do curso de Nutrição da UFPB. Este trabalho foi desenvolvido junto ao projeto Nutrindo com Alegria e objetiva avaliar o grau de aceitabilidades de receitas saudáveis na alimentação infantil dos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental São Rafael. Foram oferecidas as crianças ganache de biomassa de banana verde, bolo de chocolate com aveia, snack de grão de bico e refrigerante de laranja funcional. A preparação que teve a maior aceitabilidade foi o bolo funcional e a que foi menos aceita foi a ganache de biomassa. As demais preparações também foram bem aceitas pelas crianças. Neste relato está explanada a experiência de todo trabalho proposto no projeto, onde evidencia-se que a alimentação saudável colabora no processo de aprendizagem infantil e, além disso, oferece orientações para a formação dos hábitos alimentares destas crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNutriçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAOpt_BR
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