Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11358
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaulino, Rafael Diniz-
dc.date.accessioned2018-08-22T20:02:53Z-
dc.date.available2018-08-22-
dc.date.available2018-08-22T20:02:53Z-
dc.date.issued2017-07-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11358-
dc.description.abstractThis research has as main objective to create a dialogue between the study on some practices that incorporate the noise and musical collage, in its poetics, and our work of creation. Among such practices, we highlight noise, plunderphonics and radio-art. Our way of thinking about those themes consisted to relate them to certain concepts and theoretical assumptions. Some of these were drawn from the concept of the epic theater proposed by the German playwright and poet Bertold Brecht, especially his notions of narrative forms and how he understands form and content. We use the jargon of “morphology of the open work” proposed by Valério Fiel da Costa, and from this we use some basic terms, such as: invariance, morphological nexus and morphological limit. Based on these supports, we reflect on what identifies the practices under analysis regarding its sociocultural, historical, technical and expressive issues. Concerning our work of creation, three compositions are addressed: s_Septem (2015), Segunda-feira... sol de inverno (2015) and Direito de feedback (2016). The first, s_Septem, is an acousmatic piece, the result of a studio performance; the others, Segunda-feira...sol de inverno and Direito de feedback are audiovisual pieces, and were composed from performances and studio montages.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2018-08-22T20:02:53Z No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 4885283 bytes, checksum: 66d92cb7ecb73236f34e77d448b7e71c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-22T20:02:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 4885283 bytes, checksum: 66d92cb7ecb73236f34e77d448b7e71c (MD5) Previous issue date: 2017-07-25en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectRuídopt_BR
dc.subjectColagempt_BR
dc.subjectNoisept_BR
dc.subjectPlunderphonicspt_BR
dc.subjectRádio-artept_BR
dc.subjectForma e conteúdopt_BR
dc.subjectFormas narrativaspt_BR
dc.subjectNoisept_BR
dc.subjectCollagept_BR
dc.subjectPlunderphonicspt_BR
dc.subjectRadio-artpt_BR
dc.subjectForm and contentpt_BR
dc.subjectNarrative formspt_BR
dc.titleDo plunderphonics ao noise: Narrativas do ruído e da colagem a partir do binômio forma e conteúdopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Costa , Valério Fiel da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5177466124567380pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3105508028431639pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo central propor um diálogo entre o estudo sobre algumas práticas que incorporam o ruído e a colagem musical em suas poéticas e o nosso trabalho de criação. Entre tais práticas, destacamos o noise, o plunderphonics e a rádio-arte. Nossa maneira de pensar os temas colocados diz respeito a determinados conceitos e pressupostos teóricos. Alguns destes foram extraídos da concepção de teatro épico do dramaturgo e poeta alemão Bertold Brecht, principalmente as noções de formas narrativas e como ele entende forma e conteúdo. Utilizamos o jargão da “morfologia da obra aberta” proposta por Valério Fiel da Costa, e desta utilizamos alguns termos básicos, tais como: invariância, nexo morfológico e limite morfológico. Com base nestes suportes refletimos sobre aquilo que identifica as práticas em análise a partir de questões socioculturais, históricas, técnicas e expressivas. Em relação ao nosso trabalho de criação, são abordadas três composições, s_Septem (2015), Segunda-feira... sol de inverno (2015) e Direito de feedback (2016). A primeira, s_Septem, é uma peça acusmática, resultado de uma performance em estúdio; as outras, Segunda-feira... sol de inverno e Direito de feedback são peças audiovisuais, e foram compostas a partir de performances e montagens em estúdio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMúsicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total4,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.