Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11446
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorImperiano, Natália Pereira-
dc.date.accessioned2018-08-24T18:35:11Z-
dc.date.available2017-11-22-
dc.date.available2018-08-24T18:35:11Z-
dc.date.issued2017-11-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11446-
dc.description.abstractThe present study aimed to identify and understand the conditions that lead to occupational stress and the different forms that it manifests in teachers with and without managerial position in the UFPB. In order to do this, it was approached in the theoretical framework what is the stress, what are its sources, symptoms and defensive strategies, to start from this, to discuss the working conditions in which the teachers are inserted, and how occupational stress can be present in his routine and in those who are in intermediate leadership. After the data collection in the literature, the methodological procedures had an exploratory approach, through a quantitative-qualitative face-to-face questionnaire applied with teachers and middle managers of the CCSA. In total, the sample had 64 teachers and 20 middle managers. All were tabulated and submitted to various content analyzes, involving sources, symptoms and defensive strategies for stress. The results indicated that the main sources are overwork, relationship with the students and precarious infrastructure; of symptoms, traces of anxiety and physical and mental exhaustion; and in defensive strategies, health care and leisure activities.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Silva (andredomingoss@outlook.com) on 2018-08-24T18:35:11Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) NPI24082018.pdf: 1300631 bytes, checksum: 5d1c39899a38b7140a6281507d44e39f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-24T18:35:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) NPI24082018.pdf: 1300631 bytes, checksum: 5d1c39899a38b7140a6281507d44e39f (MD5) Previous issue date: 2017-11-17en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAdministração de pessoalpt_BR
dc.subjectAdministração de recursos humanospt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectSaúde ocupacionalpt_BR
dc.subjectEstresse ocupacionalpt_BR
dc.subjectCentro de Ciências Sociais Aplicadas - UFPBpt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.titleEstresse ocupacional em docentes universitários: um estudo comparativo entre profissionais com e sem chefia no CCSA - UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ayres, Kátia Virgínia-
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo identificar e compreender as condições que levam ao estresse ocupacional e as diferentes formas que ele se manifesta em docentes com e sem cargo de chefia no CCSA - UFPB. Para isso, foi abordado no referencial teórico o que é o estresse, quais são suas fontes, sintomas e estratégias defensivas, para a partir de então, discorrer sobre as condições de trabalho nas quais os docentes estão inseridos, e como o estresse ocupacional pode se fazer presente na sua rotina e na daqueles que se encontram em chefia intermediária. Após o levantamento de dados na literatura, os procedimentos metodológicos contaram com uma abordagem exploratória, através de questionário presencial quanti-qualitativo aplicado com docentes e chefes do CCSA. No total, a amostra contou com 64 docentes e 20 chefes intermediários. Todos foram tabulados e submetidos a diversas análises de conteúdo, envolvendo fontes, sintomas e estratégias defensivas para o estresse. Os resultados indicaram que as principais fontes são o excesso de trabalho, relacionamento com os alunos e infraestrutura precária; dos sintomas, traços de ansiedade e exaustão física e mental; e nas estratégias defensivas, cuidados com a saúde e atividades de lazer.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ADMINISTRACAO DE PESSOALpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NPI24082018.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons