Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1145
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLIMA NETO, Heráclito de Souza-
dc.date.accessioned2016-09-16T18:17:26Z-
dc.date.available2016-09-16T18:17:26Z-
dc.date.issued2016-09-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1145-
dc.descriptionExiste a necessidade de tornar realidade a inclusão de pessoas com deficiência (PcD) tanto no ensino superior como no mercado de trabalho. O governo dispõe de iniciativas que estimulam a formação profissional e a absorção de PcD tanto no meio acadêmico como em empresas privadas e órgãos públicos. Para que a inclusão aconteça de forma a respeitar as características das PcD, potencializando suas habilidades e minimizando suas limitações, se faz necessário que tanto a Universidade quanto as empresas estejam aptas a receberem este público. Para tanto, recursos que promovem acessibilidade, como as Tecnologias Assistivas (TA), são fundamentais. A fim de conhecer sobre os recursos de acessibilidade que estão sendo utilizados, desenvolvidos e avaliados no Brasil, este trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica manual realizada nos anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) e no Workshop de Informática na Educação (WIE) no período de 2001 à 2014. Objetiva-se, a partir de então, identificar quais são as soluções propostas para auxiliar no processo de inclusão de pessoas com deficiência na Universidade e no mercado de trabalho: Softwares Educativos, Softwares para auxiliar na comunicação alternativa, abordagem para avaliação de TA, formação de professores e profissionais para lidar com PcD.pt_BR
dc.description.abstractThere is the need for true inclusion of people with disabilities (PwD) as in higher education as in the labor market. The government has initiatives that stimulate the training and absorption of PwD in the academic community as well as private companies and public agencies. To happen the inclusion in a way that respect the characteristics of PwD, enhancing their skills and minimizing their limitations, it is necessary that the University and the companies are able to receive this public. For this, resources that promote accessibility, such as the Assistive Technology (AT), are essential. In order to know about the accessibility resources that have been used, developed and evaluated in Brazil, this paper consists of a manual bibliographic research performed in the annals of the Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) and the Workshop de Informática na Educação (WIE) from 2001 to 2014. The objective is to identify what are the solutions proposed to assist the process of inclusion of people with disabilities at the University and the labor market: Educational software, software to assist in alternative communication, approach to evaluation of AT, training of teachers and professionals to deal with PwD.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Carlos Rolim (carlos_jrolim@hotmail.com) on 2016-09-16T18:17:26Z No. of bitstreams: 1 HSLN160916.pdf: 1465043 bytes, checksum: c5bfa5e271abe2ab4e88d5b02e6b48ed (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-16T18:17:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HSLN160916.pdf: 1465043 bytes, checksum: c5bfa5e271abe2ab4e88d5b02e6b48ed (MD5)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesRio Tinto/PB;2015-
dc.subjectTECNOLOGIA ASSISTIVApt_BR
dc.subjectPESSOA COM DEFICIÊNCIApt_BR
dc.subjectSISTEMAS DE INFORMAÇÃOpt_BR
dc.titleAbordagens para inclusão educacional e em ambientes de trabalho de pessoas com deficiência: um mapeamento sistemático em eventos brasileirospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Sistemas de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HSLN160916.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.