Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11509
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSalustiano, Carlos Eduardo-
dc.date.accessioned2018-08-28T16:15:56Z-
dc.date.available2018-08-28-
dc.date.available2018-08-28T16:15:56Z-
dc.date.issued2017-03-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11509-
dc.description.abstractThe present research sought to comparatively analyze the images and artifacts produced by the Frei Afonso Municipal School students, located in Baixo Roger, in the city of João Pessoa - PB, in Visual Arts classes and outside them, with the cultural references of the place where live and with their aesthetic daily life. The research was qualitative, exploratory and as a methodological procedure the formation of a participatory focal group. The paths followed to reach the main objective of this research included the contextualization of students' cultural references. Documentary data of the educational institution were analyzed as the Political Pedagogical Project and the School Regiment. Images and objects produced by the students in the Arts classes were investigated and a cultural mapping of Baixo Roger was carried out with the focus group, where most of the students live. In order to arrive at these data, I counted on the following collection instruments: application of questionnaires, interviews, testimonials, photographic and audiovisual documentation. The research seeks to answer the following problem: Does Frei Afonso Municipal School address the aesthetics of Baixo Roger's daily life and of students in the Visual Arts curriculum? The theoretical basis was based on authors who contributed to the discussions necessary for the formation of the central concepts of work: concept of periphery and favela, their histories, characteristics, differences and current challenges (Moura and Ultramari, Denaldi, Zaluar and Alvito); Concept of culture and art of the periphery (Hollanda, Frota, Tavares); Aesthetics of daily life (Richter, Barbosa); Curriculum issues (Silva, Giroux and Simon); History and philosophical concept of multiculturalism (Semprini); And the contribution of multiculturalism in education and in the visual arts teaching(Candau, Canen, Barbosa).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2018-08-28T16:15:56Z No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 7422521 bytes, checksum: d635a18987cab02e4216f161578ab2f7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-28T16:15:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 7422521 bytes, checksum: d635a18987cab02e4216f161578ab2f7 (MD5) Previous issue date: 2017-03-16en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectArtes Visuais - Ensinopt_BR
dc.subjectEstética do Cotidianopt_BR
dc.subjectCultura e Arte da Periferiapt_BR
dc.subjectCurrículo Multiculturalpt_BR
dc.subjectVisual Arts - Teachingpt_BR
dc.subjectDaily Aestheticspt_BR
dc.subjectCulture and Art of the Peripherypt_BR
dc.subjectMulticultural Curriculumpt_BR
dc.titleEnsino de artes visuais e cultura periférica: reflexões a partir da Escola Municipal Frei Afonso no baixo Roger, João Pessoa, PBpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Wilner, Renata-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7703938202970878pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9359335436802536pt_BR
dc.description.resumoA presente investigação buscou analisar comparativamente as imagens e os artefatos produzidos pelos estudantes da Escola Municipal Frei Afonso, localizada no Baixo Roger, na cidade de João Pessoa – PB, nas aulas de Artes Visuais e fora delas, com os referenciais culturais do local em que vivem e com o seu cotidiano estético. A pesquisa teve caráter qualitativo, exploratório e como procedimento metodológico a formação de um grupo focal participativo. Os caminhos seguidos para se chegar ao objetivo principal desta pesquisa compreenderam a contextualização das referências culturais dos estudantes. Foram analisados dados documentais da instituição de ensino como o Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar. Foram investigados imagens e objetos produzidos pelos estudantes nas aulas de Artes e junto ao grupo focal foi realizado um mapeamento cultural do Baixo Roger, onde a maioria dos estudantes reside. Para se chegar a esses dados, contei com os seguintes instrumentos de coleta: aplicação de questionários, entrevistas, depoimentos, documentação fotográfica e audiovisual. A pesquisa busca responder ao seguinte problema: a Escola Municipal Frei Afonso aborda a estética do cotidiano do Baixo Roger e dos estudantes no currículo de Artes Visuais? A base teórica foi fundamentada em autores que contribuíram nas discussões necessárias para a formação dos conceitos centrais do trabalho: conceito de periferia e favela, seus históricos, características, diferenças e desafios atuais (Moura e Ultramari, Denaldi, Zaluar e Alvito); conceito de cultura e arte da periferia (Hollanda, Frota, Tavares); estética do cotidiano (Richter, Barbosa); questões de currículo (Silva, Giroux e Simon); Histórico e conceito filosófico de multiculturalismo (Semprini); e a contribuição do multiculturalismo na educação e no Ensino de Artes Visuais (Candau, Canen, Barbosa).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Visuaispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total7,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.