Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11515
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Paulo Roberto-
dc.date.accessioned2018-08-28T16:40:15Z-
dc.date.available2018-08-28-
dc.date.available2018-08-28T16:40:15Z-
dc.date.issued2017-03-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11515-
dc.description.abstractThis present work is an analysis of the technological resource that generated the artistic expression known as ‘Video Mapping’, which consists in projected images over tridimensional surfaces, in small or big proportions. Generally, this manifestation happens in nightclubs, festive environments and in the electronic music scene. This work also consider the evolution of technological apparatuses and its relation with new experiences in the culture and art fields through the use of photography, cinema, video, video-installation, site-specific, video-art, hypermedia narrative and ‘transmedia’. Its purpose is to elucidate the trajectory of VJ artists, beginning with the investigation between art and sound, the first manifestations of hybridization, synchronization of this languages and the insertion of computers in the creation of art pieces. It also discloses the relation in the investigation that influenced the evolution and practice of VJ’s work, supporting the manifestation known as Video Mapping. This work presents practical methods that can contribute to the realization of a Video Mapping experience, as well as it point softwares that are used in this spectacles. The author of this document also discloses about projects of his own authorship, performed during the realization of Masters in Visual Arts accomplished in the Universidade Federal da Paraiba-PB.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2018-08-28T16:40:15Z No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 6464765 bytes, checksum: e857059a663b7d45619b475f4a2f6716 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-28T16:40:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 6464765 bytes, checksum: e857059a663b7d45619b475f4a2f6716 (MD5) Previous issue date: 2017-03-16en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectProjeção Mapeadapt_BR
dc.subjectVideo Mappingpt_BR
dc.subjectVjingpt_BR
dc.subjectSite Specific e Imersãopt_BR
dc.subjectProjection Mappingpt_BR
dc.subjectVideo Mappingpt_BR
dc.subjectVjingpt_BR
dc.subjectSite Specific and Immersionpt_BR
dc.titleProjeção Mapeada: Entre as experiências sensoriais e a artept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, José Augusto Costa de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2881202050160159pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9927322178254995pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma análise sobre uma ferramenta tecnológica que gerou uma forma de expressão artística conhecida como Projeção Mapeada (Video Mapping), que consiste em fazer projeções de imagens que se adequem a superfícies tridimensionais, sejam elas em grande ou pequena escala. Geralmente esta manifestação ocorre em ambientes de casas noturnas, ambientes festivos e no cenário da música eletrônica. Além disso, discorre sobre a evolução de aparatos tecnológicos e suas relações com novas experiências no campo da cultura e da arte através do uso de fotografias, cinema, vídeo, vídeo-instalação, site-specifc, video-arte, narrativas Hipermídia e Transmídia. Busca esclarecer sobre o caminho de artistas VJS, tendo como princípio investigar as primeiras relações entre imagem e som, as primeiras manifestações de hibridação e sincronização destas linguagens e a inserção do computador na criação de obras artísticas. Também busca traçar o caminho das investigações que influenciaram a evolução e prática dos trabalhos dos VJS e serviram de suporte para as manifestações que conhecemos como Projeção Mapeada. Este trabalho, por fim, aborda métodos práticos que serviram de aporte para a realização de uma Projeção Mapeada, além de apontar softwares que são utilizados nestes espetáculos. O autor deste documento também faz uso de projetos de sua autoria realizados durante o tempo do Programa de Mestrado em Artes Visuais realizado na Universidade Federal da Paraíba-PB.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Visuaispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total6,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.