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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11522
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, José de Vasconcelos-
dc.date.accessioned2018-08-28T17:31:23Z-
dc.date.available2018-08-28-
dc.date.available2018-08-28T17:31:23Z-
dc.date.issued2017-03-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11522-
dc.description.abstractA história do homem sempre esteve ligado à morfologia da cidade, onde a vinculação entre forma e memória garantiu aos mesmos se relacionarem com espaço construído. Ainda hoje é indiscutível negar o poder que as imagens da cidade exercem sobre as pessoas, no qual possibilitam uma série de construção de olhares, ideias e discursos. Esta pesquisa preocupada com uma modernização avassaladora da paisagem urbana da cidade de Macapá nos últimos anos que veem perdendo seu patrimônio cultural edificado e espaços urbanos. Resolveu influenciado por esse contexto, estudar as transformações visuais ocorridas no espaço urbano das duas mais antigas praças históricas da cidade de Macapá. O objetivo se focou no conhecimento das visualidades das praças e relação destas com as memórias existentes dos sujeitos entrevistados que sempre interagiram com o lugar. Partindo do objetivo do estudo, a escolha metodológica adentrou pelos caminhos da pesquisa qualitativa e exploratória, com abordagens metodológicas da pesquisa bibliográfica e documental, além de abordagens multidisciplinares, que estimularam o diálogo entre o ensino de arte e áreas do conhecimento como a cultura visual, arquitetura, etc. Além das referências históricas, culturais, sociais, políticas e imagéticas sobre as praças, utilizou-se de entrevistas para explorar as memórias e lembranças dos entrevistados. Por fim, o estudo ancorado nos princípios da educação da cultura visual, oportunizando se pensar num currículo diferente, valorizando os saberes associados à vida que não se limitam apenas ao espaço da sala de aula.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2018-08-28T17:31:22Z No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 30409151 bytes, checksum: 7e31434c484efba412856406702e26e8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-28T17:31:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 30409151 bytes, checksum: 7e31434c484efba412856406702e26e8 (MD5) Previous issue date: 2017-03-18en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPraçapt_BR
dc.subjectVisualidadept_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectPlazapt_BR
dc.subjectLa visualidadpt_BR
dc.subjectMemoriapt_BR
dc.titleVisualidades e memórias das praças Veiga Cabral e Barão do Rio Branco e em Macapá- APpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Wilner , Renata-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7703938202970878pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7661614433147368pt_BR
dc.description.resumoA história do homem sempre esteve ligado à morfologia da cidade, onde a vinculação entre forma e memória garantiu aos mesmos se relacionarem com espaço construído. Ainda hoje é indiscutível negar o poder que as imagens da cidade exercem sobre as pessoas, no qual possibilitam uma série de construção de olhares, ideias e discursos. Esta pesquisa preocupada com uma modernização avassaladora da paisagem urbana da cidade de Macapá nos últimos anos que veem perdendo seu patrimônio cultural edificado e espaços urbanos. Resolveu influenciado por esse contexto, estudar as transformações visuais ocorridas no espaço urbano das duas mais antigas praças históricas da cidade de Macapá. O objetivo se focou no conhecimento das visualidades das praças e relação destas com as memórias existentes dos sujeitos entrevistados que sempre interagiram com o lugar. Partindo do objetivo do estudo, a escolha metodológica adentrou pelos caminhos da pesquisa qualitativa e exploratória, com abordagens metodológicas da pesquisa bibliográfica e documental, além de abordagens multidisciplinares, que estimularam o diálogo entre o ensino de arte e áreas do conhecimento como a cultura visual, arquitetura, etc. Além das referências históricas, culturais, sociais, políticas e imagéticas sobre as praças, utilizou-se de entrevistas para explorar as memórias e lembranças dos entrevistados. Por fim, o estudo ancorado nos princípios da educação da cultura visual, oportunizando se pensar num currículo diferente, valorizando os saberes associados à vida que não se limitam apenas ao espaço da sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Visuaispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

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