Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11566
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBorges, Raphael Pericles-
dc.date.accessioned2018-08-29T16:59:07Z-
dc.date.available2018-08-29-
dc.date.available2018-08-29T16:59:07Z-
dc.date.issued2015-10-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11566-
dc.description.abstractBezerra da Silva is the narrator of social utopias established in a territory of Rio suburbs. (Re) known for irreverence of his lyrics and peculiar way to chant them has its phonographic production marked by irony tropes. This project aims to discuss as a periphery singer can transpose spaces reserved for radio broadcasting and record sales with themes about the world of crime and in particular drugs. We intend, therefore, to understand the developments through the interpretation of various social protests, especially in the years 1980-1985 during the civil-military dictatorship, present in the singer phonograms. We are therefore linking music and lyrics to a sociocultural issue, thus entering in the history of cultural.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2018-08-29T16:59:07Z No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 4957182 bytes, checksum: 1cfd1336261615f71efa6db7b31c24c7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-29T16:59:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 4957182 bytes, checksum: 1cfd1336261615f71efa6db7b31c24c7 (MD5) Previous issue date: 2015-10-23en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectBezerra da Silvapt_BR
dc.subjectPhonogramspt_BR
dc.subjectCultural historypt_BR
dc.subjectBezerra da Silvapt_BR
dc.subjectPhonogramspt_BR
dc.subjectCultural historypt_BR
dc.titleUma cocada nem sempre é apenas uma cocada: Bezerra da Silva e a fabricação do “malandro rife” (1980-1986)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Fernandes, Telma Dias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1979993986534851pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8250067682072755pt_BR
dc.description.resumoBezerra da Silva é o narrador das utopias sociais constituídas em uma territorialidade dos subúrbios cariocas. (Re)conhecido pela irreverência de suas letras e modo peculiar de entoá-las, tem sua produção fonográfica marcada pelo tropos da ironia. O presente projeto visa discutir como um cantor de periferia consegue transpor espaços reservados nas transmissões radiofônicas e vendas de discos com temáticas sobre o mundo do crime e, em especial, as drogas. Pretendemos, dessa forma, compreender os desdobramentos através da interpretação dos diferentes protestos sociais, principalmente nos anos de 1980 a 1985 durante o período da ditadura civil-militar, presentes nos fonogramas do cantor. Estamos, portanto, articulando letra e música a uma questão sociocultural, assim nos inserindo na reflexão da história cultural. Por fim, ressalta-se que a música como desdobramento e ponto de produção da cultura histórica pode revelar o modo como o sistema social se ajusta e como os seus participantes percebem a si próprio e ao mundo exterior, pois a concepção da cultura musical, atrelada à reflexão dos fonogramas pela estrutura poético-verbal, não se prende à análise simplista das letras nas canções de Bezerra da Silva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentHistóriapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total4,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.