Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11666
Tipo: Tese
Título: A construção das memórias e do cotidiano familiar no espaço narrativo de seguindo em frente (aruitemo aruitemo)
Autor(es): Sugai, Mari
Primeiro Orientador: Magalhães, Luiz Antonio Mousinho
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o modo como os elementos da espacialidade fílmica podem auxiliar na construção de produção de sentidos de um longa-metragem ficcional. A obra japonesa Seguindo em frente (2008), do realizador Hirokazu Koreeda, é o filme corpus escolhido para o exame desta tese. Sendo as modalidades centrais de averiguação da pesquisa, a espacialidade cinematográfica, o cotidiano e a memória, em que pudemos verificar que a presença do primeiro item mostra-se obrigatória em qualquer produção audiovisual (MARTIN, 1990; GAUDREAULT; JOST, 2009), além de os seus componentes cenográficos (espaços internos da residência onde o enredo fílmico desenvolve-se, os móveis e objetos cênicos) serem imprescindíveis no auxílio para o progresso da trama narrativa da obra em questão. A relação dos integrantes da espacialidade com os sentimentos e sentidos (BACHELARD, 2008) dos personagens faz-se possível através da ligação emocional desenvolvida durante época anterior à diegese, cujo resultado é o percebido na película. Ademais, demonstra que os simples atos do dia a dia apresentam e estão repletos de significados singulares (CERTEAU; GIARD; MAYOL, 2013; CERTEAU, 2014), captados nos pequenos detalhes e que fornecem oportunidades de resgate das antigas memórias e lembranças (HALBWACHS, 1990; CAVALCANTE, 2014). Todo esse “cenário” é mostrado em Seguindo em frente através de alguns enquadramentos específicos, como o plano detalhe, o plano tatami (YOSHIDA, 2003; NAGIB; PARENTE, 1990) e os pillow-shots (LOPES, 2011; BURCH, 1992), que foram manejados de modo a possibilitar a integração das categorias às quais prestamos destaque neste texto e o longa-metragem.
Abstract: This study aims to analyze how the elements of filmic spatiality may assist in the construction of production of senses in a fiction feature film. The Japanese movie production Still walking (2008) by director Hirokazu Koreeda is the movie chosen to be examined by this thesis. The central modalities of investigation in this research are film spatiality, daily life and memory. We could verify that the presence of the first item is shown as required in any audiovisual production (MARTIN, 1990; GAUDREAULT; JOST, 2009); besides, its scenographic components (residence internal spaces, where the filmic plot is developed, furniture and scenic objects) are essential to narrative plot progress of the work in question. The relation of spatiality elements with feelings and senses (BACHELARD, 2008) of the characters is possible through the emotional connection developed during the previous stage of diegese; which result is perceived in the film. In addition they demonstrate that simple acts of day-byday are full of specific meanings (CERTEAU; GIARD; MAYOL, 2013; CERTEAU, 2014) captured in small details that provide opportunities to access old remembrance and memories (HALBWACHS, 1990; CAVALCANTE, 2014). All this "scenario" is shown in Still walking through a few specific takes, such as detail shot, tatami shot (YOSHIDA, 2003; NAGIB; PARENTE, 1990) and pillow-shots (LOPES, 2011; BURCH, 1992), that were managed to enable the integration of categories which we are providing highlight in this text and the feature film.
Palavras-chave: Cinema japonês
Hirokazu Koreeda
Cotidiano
Espaço narrativo
Memória
Japanese cinema
Hirokazu Koreeda
Everyday life
Narrative spatiality
Memory
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11666
Data do documento: 1-Dez-2016
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total3,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.