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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11670
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNeves, Siméia de Castro Ferreira-
dc.date.accessioned2018-09-12T17:10:33Z-
dc.date.available2018-09-12-
dc.date.available2018-09-12T17:10:33Z-
dc.date.issued2016-03-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11670-
dc.description.abstractThe present paper has as object of study the work of Mario de Andrade “Macunaíma”, in which we investigate the displacements of spacial transgression performed by the protagonist. In the above-mentioned novel, we noticed that the tapanhuma hero wanders through several places of national and international territories trying to recover his sacred amulet, dear remembrance of his beloved Ci, the mother of woods. However, among the spaces that make up the story, we realized that such character does not accomplish a linear displacement. With that said, we aim with this analysis: find the highest level in the studied category, understand its context, besides knowing which moments of spacial violation are explicit and what are the motives for such occurrences. Therefore, we resorted to the physical and literary conceptions about space in the laws of Borges Filho (2008). For the presentation of space in the above-mentioned work we used the studies of Proença (1978), followed by a map of the displacements in which the main character breaks the principles of modern physics. In order to analyse the clímax of space transgression, we used as foundation the studies of Benjamin (1985), Lopez (1988), Candido (2008) and Teles (2009), proposing three main motives for this constant violation, such as: the persecutions suffered by the protagonist, the interference of the narrative voice and/orr the modernist esthetical proposal.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2018-09-12T17:10:33Z No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 4556314 bytes, checksum: bf675c6679b8e5ecbb333394f13413d1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-12T17:10:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 4556314 bytes, checksum: bf675c6679b8e5ecbb333394f13413d1 (MD5) Previous issue date: 2016-03-08en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMacunaímapt_BR
dc.subjectDeslocamentospt_BR
dc.subjectTransgressão espaço-temporalpt_BR
dc.subjectMário de Andradept_BR
dc.subjectMacunaímapt_BR
dc.subjectDisplacementspt_BR
dc.subjectSpace trangressionpt_BR
dc.subjectMário de Andradept_BR
dc.titleZarpo Desvairado: A transgressão espaço- temporal em Macunaímapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Araujo, Arturo Gouveia de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7650852974945751pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9865542455387425pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objeto de estudo a obra marioandradiana Macunaíma, na qual investigamos os deslocamentos de transgressão espacial realizados pelo protagonista. No referido romance, percebe-se que o herói tapanhuma percorre vários lugares do território nacional e fronteiriço na tentativa de reaver seu amuleto sagrado, estimada recordação de sua amada Ci, a Mãe do Mato. Todavia, dentre os espaços que compõem a narrativa, verificamos que tal personagem não realiza um deslocamento linear. Posto isto, objetivamos com essa análise: detectar o ponto mais alto da categoria estudada, entender o contexto do mesmo, além de saber quais os instantes de violação espacial nele explicitados e a(s) motivação(ões) para tal (re)ocorrência. Sendo assim, tratamos das concepções topoanalíticas, ou seja, o espaço na perspectiva literária, a partir dos postulados de Borges Filho (2008). Para a apresentação do espaço na obra supramencionada, utilizamos os estudos de Proença (1978), seguido de um mapeamento dos deslocamentos em que a personagem principal viola os princípios da física moderna e uma tipologia espacial da rapsódia. Para falarmos sobre o clímax da transgressão espacial, tomamos como alicerce os estudos de Benjamin (1985), Lopez (1988), Candido (2008) e Teles (2009), conjecturando três motivações principais para essa constante violação espacial e também temporal, a saber: as perseguições sofridas pelo protagonista, a interferência da voz narrativa e/ou a proposta estética modernista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

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