Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11673
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Aluizia Marcia Fonseca de-
dc.date.accessioned2018-09-13T14:11:38Z-
dc.date.available2018-09-13-
dc.date.available2018-09-13T14:11:38Z-
dc.date.issued2013-10-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11673-
dc.description.abstractThis study takes a look at the city, from four extension projects carried out with children and their responses to what was presented by the students, teachers and employees of extension projects. It is also, in parallel, of actions developed by the adults involved that, after interventions, undergo a process of production of contents derived from experience experienced. The overall objective was to produce a known scholar and popular knowledge, with a view to generate knowledge to be considered in the study of urban space. As for the methodology, it is a study of qualitative nature, exploratory, accomplished through three lines of action: study of four extension projects ("you want free", Run, "children's inclusion Program for art-Kite" and "children's drawing workshop"); description of the activities carried out; and the consequent reflections on them. The results point to the realization that the initiatives developed through the extension projects have contributed to the formation of citizenship of children participants; for the Betterment of the community through the discussions that arose about the city itself and actions resulting from these discussions; and for continuity of academic research on the topic, through the development of other extension projects, the elaboration of monographs and other productions. Also, it is clear, at the end of the study, the need for change of attitude in front of the practical knowledge or formal. This sum of knowledge one must add a rediscovery of knowledge, with a view to an approximation and ressignification of the cultural values, so that each individual has to learn and to teach, be it in architecture, in art or life.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leonardo Cavalcante (leo.ocavalcante@gmail.com) on 2018-09-13T14:11:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Arquivototal.pdf: 26015382 bytes, checksum: 4f79cd5c288d3837c776613cd15efb45 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-13T14:11:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Arquivototal.pdf: 26015382 bytes, checksum: 4f79cd5c288d3837c776613cd15efb45 (MD5) Previous issue date: 2013-10-29en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectCidadept_BR
dc.subjectExtensãopt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectCitypt_BR
dc.subjectExtensionpt_BR
dc.titleOs entrelugares do conhecimento sujeitos à arte, à cidade, e à territorialidade da criaçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Francisco de Assis da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2770499021615618pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4551898056126341pt_BR
dc.description.resumoEste estudo lança um olhar sobre a cidade, a partir de quatro projetos de extensão realizados com crianças e suas respostas ao que lhes era apresentado pelos alunos extensionistas, professores e colaboradores dos projetos. Trata também, em paralelo, das ações desenvolvidas pelos adultos envolvidos que, após as intervenções, passam por um processo de produção de conteúdos derivados da experiência vivenciada. O objetivo geral foi produzir um saber acadêmico e um saber popular, na perspectiva de gerar conhecimentos a serem considerados no estudo do espaço urbano. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo de natureza qualitativa, de caráter exploratório, realizado através de três linhas de ação: estudo de quatro projetos de extensão (“Forma que te quero livre”, Funcionarte, “Programa infantil de inclusão pela arte - PIPA” e “Oficina de desenho infantil”); descrição das atividades realizadas; e as consequentes reflexões sobre as mesmas. Os resultados apontam para a compreensão de que as ações desenvolvidas através dos projetos de extensão contribuíram para a formação da cidadania das crianças participantes; para a melhoria da comunidade através das discussões que surgiram sobre a própria cidade e das ações resultantes dessas discussões; e para continuidade das investigações acadêmicas sobre o tema, através do desenvolvimento de outros projetos de extensão, da elaboração de monografias e outras produções. Também, fica evidente, ao final do estudo, a necessidade de mudança de atitude frente ao conhecimento prático ou formal. A esse somatório de conhecimentos deve-se adicionar uma redescoberta dos saberes, com vistas a uma aproximação e ressignificação dos valores culturais, de modo que cada indivíduo tenha o que aprender e o que ensinar, seja na arquitetura, na arte ou na vida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total25,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons