Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11699
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBelém, Kássia Kiss Grangeiro-
dc.date.accessioned2018-09-18T16:25:54Z-
dc.date.available2018-09-18-
dc.date.available2018-09-18T16:25:54Z-
dc.date.issued2015-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11699-
dc.description.abstractThe sports and artistic child labor is sometimes not considered as such because the fame is not displayed damage to development. It should be noted as well the social and theoretical relevance of this dissertation. It should be noted as well the social and theoretical relevance of this dissertation. Having as the general objective is to analyze the meaning of sports and artistic child labor from the perspective of those who experience or have experienced these work activities and their implications. And the following objectives: characterize the biosociodemographic profile of the children/adolescents and adults who experience/experienced these forms of child labor, the implications of the sporting and artistic child labor for those who experience or who experienced; to analyze the experience in the sports and artistic child labor; the relation between living conditions and child labor; to identify the meaning of work in an environment that involves fame and financial advancement and the life project of this children/adolescents and adults at the time they worked. Is adopted as an approach to historical-cultural theory of Vygotsky, specifically the categories sense, meaning, experience and life project. The participants were children/adolescents and adults who experience or experienced sports or artistic child labor. To determine the sample size, we used the criterion of saturation. It was used as a tool to semi-structured interviews and to analyze the data used a association map of ideas. Was interviewed 19 people, twelve male and seven female. The ages at which entered the career ranged between 4 and 16 years. Stand out as implications grown up early, injury, impaired school performance and social life. Regarding to the meaning of the activities the artists conceive as work and athletes conceive leisure. It is necessary to understand the ceiling that separates the activity that is beneficial to the development and what is child and adolescents exploration.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2018-09-18T16:25:54Z No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 843379 bytes, checksum: 65e127b41b3d9015cd3f08804617ec39 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-18T16:25:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 843379 bytes, checksum: 65e127b41b3d9015cd3f08804617ec39 (MD5) Previous issue date: 2015-02-26en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectTrabalho infantilpt_BR
dc.subjectArtespt_BR
dc.subjectEsportespt_BR
dc.subjectImplicaçõespt_BR
dc.subjectChild laborpt_BR
dc.subjectArtspt_BR
dc.subjectSportspt_BR
dc.subjectImplicationspt_BR
dc.titleTrabalho infantil esportivo e artístico: o sentido a partir da vivênciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Alberto, Maria de Fatima Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5329252433928179pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4411071845400270pt_BR
dc.description.resumoO trabalho infantil esportivo e artístico por vezes não é considerado como tal e em detrimento da fama não se visualizam os danos ao desenvolvimento. Ressalta-se assim a relevância social e teórica dessa dissertação. Tendo como objetivo geral: analisar o sentido de trabalho infantil esportivo e artístico na perspectiva de quem vivencia ou já vivenciou estas atividades laborais e as implicações das mesmas. E como objetivos específicos: caracterizar o perfil biossociodemográfico das crianças/adolescentes e adultos que vivenciam/vivenciaram essas formas de trabalho infantil, as implicações do trabalho infantil esportivo e artístico para quem vivencia ou quem vivenciou; analisar a vivência no trabalho infantil esportivo e artístico; a relação entre condição de vida e trabalho infantil; identificar o significado de trabalhar em um ambiente que envolve fama e ascensão financeira e o projeto de vida das crianças/adolescentes e adultos na época em que trabalhavam. Adota-se como abordagem a Teoria Histórico-Cultural de Vygotski, especificamente as categorias sentido, significado, vivência e projeto de vida. Participaram da pesquisa crianças/adolescentes e adultos que vivenciam ou vivenciaram o trabalho infantil esportivo ou artístico. Para determinar o tamanho da amostra foi utilizado o critério de saturação. Utilizou-se como instrumento a entrevista semiestruturada e para a análise dos dados o mapa de associação de ideias. Entrevistou se 19 pessoas, sendo doze do sexo masculino e sete do sexo feminino. As idades em que ingressaram na carreira variaram entre 4 e 16 anos. Destacam-se como implicações adultização precoce, lesões, prejuízos no rendimento escolar e na vida social. No que se refere ao sentido da atividade os artistas concebem como trabalho, os atletas caracterizam como lazer. Faz-se necessário compreender o limiar que separa a atividade que é benéfica para o desenvolvimento e o que é exploração de criança e adolescente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologia Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total823,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.