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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11728
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAzevedo, Keke Roseberg Monteiro-
dc.date.accessioned2018-09-19T14:19:43Z-
dc.date.available2018-09-19-
dc.date.available2018-09-19T14:19:43Z-
dc.date.issued2009-09-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11728-
dc.description.abstractThe objective of this study is to investigate the impacts resulting from the implementation of information systems to support business processes from the perspective of bureaucracy in a public bank. This theoretical and empirical analysis primarily aimed delineate the characteristics of the constructs information systems, business processes and bureaucracy, and then, still based on the literature, to infer relationships between these concepts. Next it was designed a theoretical model to be tested as a pilot scheme with an experimental sample of employees of the studied organization. Therefore, interviews were conducted with use of semi-structured research instruments. The answers were subjected to content analysis and based on the results, we found no overall adherence of the perception of respondents to the model outlined previously. Regarding the studied organization, it is suggested that should increase the efforts of alignment between business processes and information systems, considering in particular that the strategy seeks to the reduction of bad bureaucracy.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leonardo Cavalcante (leo.ocavalcante@gmail.com) on 2018-09-19T14:19:43Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Arquivototal.pdf: 965835 bytes, checksum: 473c43014b512d98023aaef447d4b129 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-19T14:19:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Arquivototal.pdf: 965835 bytes, checksum: 473c43014b512d98023aaef447d4b129 (MD5) Previous issue date: 2009-09-08en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSistemas de informaçãopt_BR
dc.subjectProcessos de Negóciopt_BR
dc.subjectBurocraciapt_BR
dc.subjectInformation Systemspt_BR
dc.subjectBusiness Processpt_BR
dc.subjectBureaucracypt_BR
dc.titleTecnologia da informação e burocracia em um banco público: Um estudo de casopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Bellini, Carlo Gabriel Porto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9698118041442887pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8122024054687229pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é investigar os impactos decorrentes da implantação de sistemas de informação para suportar os processos de negócio sob a ótica da burocracia em um banco público. Esta análise teórico-empírica buscou primeiramente delinear as características dos construtos sistemas de informação, processos de negócio e burocracia, e depois, ainda com base na literatura, inferir relações entre estes conceitos. Em seguida foi desenhado um modelo teórico a ser testado em caráter piloto com uma amostra experimental de funcionários da organização estudada. Para tanto, foram realizadas entrevistas com uso de instrumentos de pesquisa semiestruturados. As respostas foram submetidas à análise de conteúdo e com base nos resultados, não foi constada total aderência da percepção dos entrevistados ao modelo delineado previamente. Com relação à organização estudada, sugere-se que deve aumentar os esforços de alinhamento entre os processos de negócio e os sistemas de informação, considerando em especial que a estratégia adotada vise à diminuição da má burocracia. Palavras-Chave: Sistemas de informação. Processos de Negócio. Burocracia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

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