Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11729
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAyres, Simone Maia Pimenta Martins-
dc.date.accessioned2018-09-19T15:25:45Z-
dc.date.available2018-09-19-
dc.date.available2018-09-19T15:25:45Z-
dc.date.issued2012-12-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11729-
dc.description.abstractThis study aims to propose an reference’s structure for the definition of a Competency-Based on Training System (CBTS) for the Federal Institute of Education, Science and Technology of Sertão of Pernambuco, through processes of teaching and learning in order to contribute to the development of institutional competences through individual competences, as recommended by the National Policy of Staff Development (NPSD), established by Decree n. 5.707/2006. The methodology used was both qualitative and quantitative, with an exploratory approach and delineated as Research-Action. In the initial stage of development, the literature search was done in three areas of knowledge, related to the objective of the research: competency management, training activities and organizational learning, and a contextualization of Federal Institutions of Higher Education. The system proposed was grounded on theoretical, legal and educational bases and consists of four steps: mapping competences, planning, action, evaluation, and their respective processes. The system was applied to the institution and its stages and processes was analyzed in both individual and holistic ways. It was used the technique of data triangulation for validation of the study. The proposed system showed adherence to the context of the institution and may provides theoretical and practical contributions, through the articulation of learning processes on three levels of analysis: individual, group and organizational with the strategies of the institution. The study also assists other Federal Institutions of Higher Education (FIHE), on the deployment of training based on competencies and Federal Government on the implementation of the National Policy of Staff Development. The search for mechanisms that enable the applicability of the assumptions of NPSD in a FIHE, requires the implementation of new practices and represents a change in the organization’s current state.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Jose Rodrigues Paiva (mariaj.paiva@biblioteca.ufpb.br) on 2018-09-19T15:25:45Z No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 2319152 bytes, checksum: ac5bb15ae6cb6f012a1d045d6103aa49 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-19T15:25:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 2319152 bytes, checksum: ac5bb15ae6cb6f012a1d045d6103aa49 (MD5) Previous issue date: 2012-12-30en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectGestão por competênciaspt_BR
dc.subjectCapacitaçãopt_BR
dc.subjectOrganizational learningpt_BR
dc.subjectCompetency managementpt_BR
dc.subjectTrainingpt_BR
dc.titleProposta de um sistema de capacitação baseada em competências para o Instituo Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucanopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Anielson Barbosa da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3405428972303042pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9065971138498543pt_BR
dc.description.resumoEste estudo objetiva a proposição de uma estrutura de referência para a delimitação de um sistema de capacitação baseada em competências (SCBC) para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, por meio de processos de ensino e aprendizagem, de forma a contribuir para o desenvolvimento competências institucionais por meio das competências individuais, conforme preconiza a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP), instituída pelo Decreto nº 5.707/2006. A metodologia utilizada foi quali-quantitativa, com abordagem exploratória e delineada como pesquisa-ação. Em seu estágio inicial de desenvolvimento, foi utilizada pesquisa bibliográfica em três áreas do conhecimento relacionadas ao objetivo da pesquisa: gestão por competências, ações de treinamento e aprendizagem organizacional, além de uma contextualização das Instituições Federais de Ensino Superior. O sistema proposto foi fundamentado por bases teóricas, legais e educacionais e composto por quatro etapas e seus respectivos processos: mapeamento de competências; planejamento; ação e avaliação. O sistema foi aplicado na instituição e teve suas etapas e processos analisados tanto individualmente como sistemicamente. Utilizou-se a técnica de triangulação de dados para a validação do estudo. O sistema proposto apresentou aderência ao contexto da instituição e pode proporcionar contribuições teóricas e práticas, por meio da articulação dos processos de aprendizagem em seus três níveis de análise: individual, grupal e organizacional com as estratégias da instituição, além de auxiliar outras Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), na implantação de sistemas de capacitação baseados em competências e o Governo Federal na implantação da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal. A busca de mecanismos que viabilizem a aplicabilidade dos pressupostos da PNDP numa Instituição Federal de Ensino Superior pressupõe a implantação de novas práticas e representa uma mudança no estado atual da organização.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total2,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.