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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11738
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Fernanda Santos do-
dc.date.accessioned2018-09-20T12:42:02Z-
dc.date.available2018-09-20-
dc.date.available2018-09-20T12:42:02Z-
dc.date.issued2016-06-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11738-
dc.description.abstractThis work resulted from an ethnographic study aimed to understand if the religious diversity came into being in Religious Education classes and the contribution of its insertion in these classes from the point of view of students and teachers from three public schools in João Pessoa, Pernambuco, Brazil. In the first chapter the topic diversity were brought to discussion, multiculturalism, multiculturality and interculturality although they’re polysemous, they’re different in understanding of meaning usage, that sometimes are closer and sometimes are not, although these terms are used many often as synonyms of several cultural diversity. However, it is intended to make clear to the reader the meaning imposed to the cultural diversity terms throughout this work. In the second chapter was presented a reflection about the history of religious education panorama, approaching its nature from the period of colonization to the present day, emphasizing its inclusion in the draft Common National Base Curriculum. The third chapter highlights the ethnographic method, reflecting on the subtle differences in the field work and construction of data during the experience with the research subjects, showing who they are and the context which they’re inserted. In the fourth and final chapter, was done the analysis of the collected data in the field work, in order to respond to the needs of the research. Therefore, the presence of religious diversity in those public schools was notable in religious education classes, but it brings along the ways in which religious intolerance has gained ground, especially the prejudice against religions of African origin.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leonardo Cavalcante (leo.ocavalcante@gmail.com) on 2018-09-20T12:42:02Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Arquivototal.pdf: 6284492 bytes, checksum: 1d94cac409c552811ba35c5240751dd5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-20T12:42:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Arquivototal.pdf: 6284492 bytes, checksum: 1d94cac409c552811ba35c5240751dd5 (MD5) Previous issue date: 2016-06-30en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDiversidade religiosapt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectIntolerânciapt_BR
dc.subjectReligious diversitypt_BR
dc.subjectReligious Educationpt_BR
dc.subjectIntolerancept_BR
dc.titleDiversidade religiosa e ensino religioso: relações possíveis? Um olhar a partir de alunos e professores de escolas municipais de João Pessoa-PBpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Marinilson Barbosa da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9320767757082850pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1792374657233779pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação resultou de uma pesquisa etnográfica que teve como objetivo compreender se a diversidade religiosa apareceu nas aulas de Ensino Religioso e a contribuição da sua inserção nessas aulas do ponto de vista dos alunos e professores de três escolas públicas de João Pessoa. No primeiro capítulo, foi realizada uma discussão acerca das categorias de diversidade, multiculturalismo, multiculturalidade e interculturalidade tendo em vista que são termos polissêmicos, mas que o uso, desses termos delineiam notadamente uma compreensão que por vezes se aproximam, ora se distanciam, sendo utilizados muitas das vezes como sinônimos de diversidade. Contudo, ao apresentar as concepções atribuídas a esses termos, pretende-se tornar claro ao leitor qual a compreensão adotada a palavra diversidade ao longo desta dissertação. No segundo capitulo, foi apresentada uma reflexão em torno do panorama histórico do Ensino Religioso, abordando a sua natureza desde o período da colonização aos dias atuais, enfatizando a sua inserção na versão preliminar da Base Nacional Comum Curricular. No terceiro capítulo, evidencia-se uma reflexão acerca do método etnográfico, refletindo sobre as nuances do trabalho de campo e a construção dos dados durante a vivência com os sujeitos da pesquisa, mostrando quem são estes e o contexto o qual estão inseridos. No quarto e último capítulo, foi feita a análise dos dados construídos durante a permanência em campo, de modo a responder aos anseios da pesquisa. Para tanto, analisou se a diversidade religiosa fez-se presente nesse espaço, onde foi possível constatar não apenas a sua presença nas aulas de Ensino Religioso, mas as maneiras pelas quais a intolerância religiosa tem ganhado espaço, sobretudo com as religiões de matrizes africanas, que tem como marca de sua visibilidade o preconceito religioso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência das Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões

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