Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11773
Tipo: TCC
Título: Representação social da Guerra ao Terror à luz da música: papel do Heavy Metal no pós-11 de setembro
Autor(es): Silva, Danilo Fernando Anacleto de Andrade e
Primeiro Orientador: Teixeira Júnior, Augusto Wagner Menezes
Resumo: Depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, parte da mídia estadunidense se alinhou rapidamente aos interesses que o governo dos EUA desejava espalhar, buscando o apoio popular para viabilizar uma guerra, em primeira instância contra o Afeganistão e depois, contra o Iraque na chamada “Guerra ao Terror”. Inúmeros produtos da indústria do entretenimento – produção artística/cultura da mídia – responderam ao panorama que se desenhava, dentre eles estava a música. O Heavy Metal, gênero musical visto como contestador e/ou progressista foi utilizado intensamente através da história pelos seus músicos no intuito de contextualizar o panorama político e a sociedade. Nos EUA principalmente após 2001 não foi diferente, pois diversas bandas situavam seu posicionamento acerca das ações do governo norte-americano após os atentados. Dessa forma, o Heavy Metal enquanto produto artístico também se constitui como uma ferramenta de análise significativa para demonstrar por meio de suas letras e canções, a postura de artistas com relação a algum fenômeno político. Um caso específico que emergiu: o álbum Ashes of The Wake da banda estadunidense Lamb of God. Lançado em 2004, o mesmo faz uso de críticas a intervenção militar dos EUA no Iraque. Para a área de Relações Internacionais a música reflete afirmativamente como um meio capaz de observar e transmitir respostas sobre acontecimentos no âmbito doméstico e internacional, neste presente caso as diversas incursões dos EUA no Oriente Médio, em países que considerem hostis aos seus interesses. Balizado pelo parecer da Teoria Construtivista, pois através de percepções e ideias de inúmeros agentes é possível construir pareceres acerca do presente contexto social, no qual a música reflete uma opinião abrangente e interessante neste caso. Através dos materiais coletados, álbuns das bandas de heavy metal dentro do período da “Guerra ao Terror”, justificaremos esta pesquisa a partir de como a música pode se constituir num elemento relevante para a representação social, neste caso sob um cenário de guerra.
Abstract: After the Sept. 11, 2001 attacks, part of the US media quickly aligned with the interests the US government wanted to spread, seeking popular support to enable a war, in the first instance against Afghanistan and then, against Iraq in the call "War on Terror". Numerous products from the entertainment industry - artistic production / media culture - responded to the panorama that was being drawn, among them was music. Heavy metal, a musical genre seen as contending and / or progressive, was used intensely throughout history by its musicians in order to contextualize the political landscape and society. In the US mainly after 2001 was no different, since several bands placed their position on the actions of the US government after the attacks. In this way, Heavy Metal as an artistic product also constitutes a significant analysis tool to demonstrate, through its lyrics and songs, the attitude of artists in relation to some political phenomenon. A specific case that emerged: the album Ashes of The Wake by the American band Lamb of God. Released in 2004, it makes use of criticisms of US military intervention in Iraq. In the area of International Relations, music reflects affirmatively as a medium capable of observing and transmitting answers about events in the domestic and international spheres, in this case the various incursions of the USA in the Middle East, in countries that consider hostile to their interests. Based on the opinion of the Constructivist Theory, because through the perceptions and ideas of innumerable agents it is possible to construct opinions about the present social context, in which the music reflects a comprehensive and interesting opinion in this case. Through the collected materials, albums of the heavy metal bands within the period of the "War on Terror", we will justify this research from how music can be a relevant element for social representation, in this case under a war scenario
Palavras-chave: Guerra ao terror
Representação político-social
Guerra contra o Afeganistão
Guerra contra o Iraque
Heavy metal como posição política
Intervenção militar Estados Unidos - Iraque
CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11773
Data do documento: 30-Nov-2017
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DFAAS21092018.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons