Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11802
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoraes, Ana Carmen Navarro de-
dc.date.accessioned2018-09-26T20:50:16Z-
dc.date.available2018-09-26-
dc.date.available2018-09-26T20:50:16Z-
dc.date.issued2018-05-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11802-
dc.description.abstractThis research has as object the forms of resistance developed by call center workers in Paraíba (from their individual manifestations to union actions), in the face of the process of spatial reconfiguration of the teleactivity centers underway in the country, in which business strategies operate in convergence with state actions in order to attract investments. Of qualitative nature, the data presented come from semi-structured interviews with telemarketers from companies located in Paraíba and local union leaders (directors and basic delegates) and from direct observation of daily life and union activities. Despite the conformation of adverse contexts to resistance, which tend to have individual expressions and reduced reach / effectiveness, we observe elements that are in opposition to the official discourse of greater commitment of Northeastern workers, such as the increasing dissemination of practices of disrespect to rules, breach of labor control standards and direct confrontational actions inside and outside the workplace, as well as the holding of protests / stoppages and specific activities of the call center sector, promoted by telecommunication syndicalism. The links between the daily resistance of workers and the reconfigurations of union action in the sector, although permeated by conflicts, especially those of generational nature, point to a process of (re) construction of representations of telecommunications workers in the context of Paraíba state, which seems to be contributing, along with the technological innovations promoted by the call center companies, to a cooling off of the expansion of the telemarketing operator's vacancies in Paraíba, despite the permanence of the territorial incentives of the local public power.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2018-09-26T20:50:16Z No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 3830566 bytes, checksum: f0be889820edd95950e4e5f217be820c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-26T20:50:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 3830566 bytes, checksum: f0be889820edd95950e4e5f217be820c (MD5) Previous issue date: 2018-05-14en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCall centerspt_BR
dc.subjectReconfiguração espacial de investimentospt_BR
dc.subjectAção sindicalpt_BR
dc.subjectFormas de resistênciaspt_BR
dc.subjectParaíbapt_BR
dc.subjectCall centerspt_BR
dc.subjectSpatial reconfiguration of investmentspt_BR
dc.subjectTrade union actionpt_BR
dc.subjectForms of resistancept_BR
dc.subjectParaíbapt_BR
dc.titleTrabalhadores de Call Centers: trabalho precário e resistências na Paraíbapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Roberto Véras de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3105734658276566pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5236365169215466pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objeto as formas de resistências desenvolvidas por trabalhadores de call centers na Paraíba (desde as suas manifestações individuais até as ações sindicais), diante do processo de reconfiguração espacial das centrais de teleatividades em curso no país, em que atuam estratégias empresariais em convergência com ações estatais de atração de investimentos. De natureza prioritariamente qualitativa, os dados apresentados advêm de entrevistas semiestruturadas com teleoperadores de empresas instaladas na Paraíba e lideranças sindicais locais (diretores e delegados de base) e de observação direta do cotidiano e de atividades sindicais. Não obstante a conformação de contextos adversos a resistências, que tendem a ter expressões individuais e de alcance/efetividade reduzidos, observamos elementos que se contrapõem ao discurso oficial de maior comprometimento dos trabalhadores nordestinos, tais como a disseminação crescente de práticas de desrespeito às regras, burlas às normas de controle do trabalho e ações de confrontação direta dentro e fora dos locais de trabalho, além da realização de protestos/paralisações, panfletagens e atividades específicas do setor de call center, promovidas pelo sindicalismo de telecomunicações. Os nexos entre as resistências cotidianas dos trabalhadores e as reconfigurações da ação sindical no setor, ainda que permeados por conflitos, especialmente os de cunho geracional, apontam para um processo de (re)construção das representações dos trabalhadores de telecomunicações no contexto paraibano, o que parece estar contribuindo, junto com as inovações tecnológicas promovidas pelas empresas de call center, para um arrefecimento da expansão das vagas de operador de telemarketing na Paraíba, não obstante a permanência dos incentivos territoriais do poder público local.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentSociologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total3,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.