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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11854
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraujo, Laura Rejane Souza de Brito-
dc.date.accessioned2018-10-02T21:45:06Z-
dc.date.available2018-06-08-
dc.date.available2018-10-02T21:45:06Z-
dc.date.issued2018-06-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11854-
dc.description.abstractThe problem addressed in this report points to the importance of registering attendance and student scores, as well as the main consequences when these launches are not available to the School Secretary of the Odilon Ribeiro Coutinho Vocational Training Center - CFP ORC linked to the State Regional Board of Paraíba of the National Service of Industrial Learning - SENAI. In this Center, school process management problems occur. Here we highlight the difficulties of this Educational Center, suggesting changes to solve the flaws detected in its process of management of the School Secretary. As one of the main sources of data collection, participant observation was adopted, identifying the types of administrative processes of each sector involved, as well as open and semi-open questionnaires with employees from the sectors involved in the Institution and with the students. For the analysis of the data, the qualitative and quantitative approach was used, and the following suggestions and recommendations were based on pertinent theoretical framework, aiming to provide actions to improve the operational flow of the computerized and non-computerized School Management System of this institution. The main recommendation was to meet the need for training of employees in order to develop skills in releasing information in the School Management System - SGE, in a correct and timely manner. In addition, the need to invest in an adequate infrastructure, both of personnel and of the necessary equipment, regarding the increase in quantity and quality, to achieve better working conditions and consequently, the satisfaction of students or responsible in society.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Katiane Souza (katyane.souza@gmail.com) on 2018-10-02T21:45:06Z No. of bitstreams: 1 LRSBA02102018.pdf: 1066215 bytes, checksum: 785069d071385c11e5e0e11cd6a0229e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-02T21:45:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LRSBA02102018.pdf: 1066215 bytes, checksum: 785069d071385c11e5e0e11cd6a0229e (MD5) Previous issue date: 2018-06-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectRegistro de notas e frequênciapt_BR
dc.titleDesafios da gestão de secretaria escolar em centro de formação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAIpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Limeira, Maria Camerina Maroja-
dc.description.resumoO problema abordado nesse relato aponta a importância do registro de frequência e notas de alunos, assim como as principais consequências quando esses lançamentos não se encontram disponíveis para a Secretaria Escolar do Centro de Formação Profissional Odilon Ribeiro Coutinho – CFP ORC vinculado a Diretoria Regional do Estado da Paraíba do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI. Nesse Centro, ocorrem problemas de gerenciamento de processos escolares. Aqui se ressaltam as dificuldades desse Centro Educacional, sugerindo-se mudanças para a resolução das falhas detectadas em seu processo de gestão da Secretaria Escolar. Como uma das principais fontes de coleta de dados, foi adotada a observação participante, identificando-se os tipos de processos administrativos de cada setor envolvido, bem como foram aplicados questionários abertos e semiabertos com os colaboradores dos setores envolvidos na Instituição e com os alunos. Para a análise dos dados, foi utilizada a abordagem qualitativa e quantitativa, e os passos seguintes de sugestões e recomendações foram baseados em referencial teórico pertinente, visando proporcionar ações de melhoria no fluxo de operacionalização do Sistema de Gestão Escolar informatizado e não informatizado dessa instituição. A principal recomendação apresentada foi atender a necessidade de capacitação dos colaboradores a fim de desenvolverem habilidades em lançar informações no Sistema de Gestão Escolar – SGE, de maneira correta e em tempo previsto. Além disso, ressalta-se a necessidade de investimento em uma infraestrutura adequada, tanto de pessoal como de equipamentos necessários, no que se refere ao aumento da quantidade e qualidade, para se alcançar melhores condições de trabalho e consequentemente, a satisfação dos alunos ou dos seus responsáveis na sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

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