Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11858
Tipo: TCC
Título: Fatores críticos de sucesso em farmácias de pequeno e médio porte da região metropolitana de João Pessoa-PB
Autor(es): Silva , Girliarlyson Camilo da
Primeiro Orientador: Lucena, Rosivaldo de Lima
Resumo: O setor Farmacêutico é um mundo bastante complexo que, constantemente, apresenta inúmeras mudanças. Logo, nele estão inseridas as farmácias conjuntamente com as ideias dos empreendedores do ramo. Nesse contexto, o mercado de farmácias que atualmente se constata no mundo e no Brasil exige dos empreendedores, que se inserem nesse âmbito, um empenho diferenciado para conquistar um espaço de destaque no mercado, face a uma intensa luta por sobrevivência mercadológica. Sendo assim, por ser uma área que se encontra em constante evolução, o ramo de farmácia é bastante frenético e, por sua vez, impulsiona a indústria farmacêutica, além de segmentos relacionados ao setor como, por exemplo, a área da saúde composta pela classe de médicos que são dedicados a proporcionar qualidade de vida e bem-estar social. Desse modo, a busca por alternativas para obter o sucesso em suas atividades é diária. Diante do sucesso destes profissionais do setor de farmácias atuantes na área do comércio produtos farmacêuticos, de artigos médicos, de perfumaria, de cosméticos e serviços, a referida pesquisa tem por finalidade estudar os fatores críticos de sucesso em farmácias de pequeno e médio porte da região metropolitana de João Pessoa-PB. A relevância do tema em questão se relaciona ao fato de que o setor farmacêutico cresce e desbrava novos caminhos para atender uma demanda cada vez maior. Para tanto, foi realizada pesquisa na modalidade qualitativa que objetivou captar o conhecimento tácito de empresários participantes da entrevista, transformando-o em explícito. Portanto, analisaram-se os fatores críticos de sucesso por eles elencados. No início dessa pesquisa, fez-se necessário buscar referências teóricas que auxiliassem nos conceitos básicos ligados ao contexto da pesquisa: Empreendedorismo, o empreendedor e tomada de decisão, além de dados relacionados ao mercado de sucesso das farmácias, principalmente na região metropolitana de João Pessoa-PB. Ademais, com a realização da entrevista transcrita em normas estabelecidas, foi realizada análise dos depoimentos dos empresários/gerentes participantes do trabalho acadêmico. Por fim, aqui se encontram descritos alternativas e caminhos para se conhecer os fatores críticos de sucesso em farmácias, nos quais identificam-se as experiências profissionais na área, os incentivos para enfrentar os desafios e a inovação aplicada nesse setor.
Abstract: The Pharmaceutical sector is a very complex world that is constantly changing. Soon, in it are inserted the pharmacies together with the ideas of the entrepreneurs of the branch. In this context, the market of pharmacies that is currently in the world and in Brazil requires entrepreneurs, who are part of this scope, a differentiated commitment to gain a prominent position in the market, in the face of an intense struggle for market survival. Therefore, being an area that is constantly evolving, the branch of pharmacy is quite frantic and, in turn, drives the pharmaceutical industry, as well as segments related to the sector, such as the area of ​​health composed by the class of physicians who are dedicated to providing quality of life and social well-being. In this way, the search for alternatives to achieve success in their activities is daily. Faced with the success of these professionals in the pharmacy sector in the pharmaceutical, medical, perfumery, cosmetics and services trade, the purpose of this research is to study the critical success factors in small and medium-sized pharmacies in the region metropolitan of João Pessoa-PB. The relevance of the issue in question is related to the fact that the pharmaceutical sector grows and breaks new ground to meet an increasing demand. For that, a qualitative research was carried out that aimed to capture the tacit knowledge of the entrepreneurs participating in the interview, transforming it into an explicit one. Therefore, the critical success factors listed by them were analyzed. At the beginning of this research, it was necessary to search for theoretical references that would help the basic concepts related to the research context: Entrepreneurship, entrepreneurship and decision making, as well as data related to the successful market of pharmacies, mainly in the metropolitan area of ​​João Pessoa -PB. In addition, with the accomplishment of the interview transcribed in norms established, was carried out analysis of the statements of the entrepreneurs / managers who participate in the academic work. Finally, here are alternatives and ways to know the critical success factors in pharmacies, in which the professional experiences in the area are identified, the incentives to face the challenges and the innovation applied in this sector.
Palavras-chave: Farmácia
Sucesso
Região Metropolitana
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11858
Data do documento: 23-Jan-2018
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GCS02102018.pdf772,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.