Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11882Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Claudino , Nadja Claudinale da Costa | - |
| dc.date.accessioned | 2018-10-04T14:38:12Z | - |
| dc.date.available | 2018-10-04 | - |
| dc.date.available | 2018-10-04T14:38:12Z | - |
| dc.date.issued | 2017-07-24 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11882 | - |
| dc.description.abstract | Maria Gomes de Oliveira, known as Maria Bonita, participated in the cangaço between the years 1930 to 1938. Around her, I take my look, a look that can only be seen through the eyes of the many others who wrote and discussed about her. This dissertation, therefore, proposes to analyze the discourses about the cangaceira Maria Bonita, concerning her sexuality, criminality, beauty and bravery aspects, attributes that are conferred to her by memorialists, cordel literature writers and through journalistic discourses. To try to understand the universe in which cangaço women lived, I will also discuss the Sertão as a masculinizing space of hostility towards women. I analyze cordel literature, newspapers and books from specialists in cangaço, and I realized that the many discourses about Maria Bonita are related and seek to apprehend and build a meaning for femininity. By this research, I intend to contribute to the history of women and shed light on how the speeches formulated on the cangaceira Maria Bonita reinforce places of subordination for women, even when they try to show her as a strong woman and a warrior. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Leonardo Cavalcante (leo.ocavalcante@gmail.com) on 2018-10-04T14:38:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Arquivototal.pdf: 2188799 bytes, checksum: fc52eaabe09945cd8fa45eaece18ce3e (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-10-04T14:38:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Arquivototal.pdf: 2188799 bytes, checksum: fc52eaabe09945cd8fa45eaece18ce3e (MD5) Previous issue date: 2017-07-24 | en |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Cangaço | pt_BR |
| dc.subject | Maria Bonita | pt_BR |
| dc.subject | Discurso | pt_BR |
| dc.subject | Mulheres | pt_BR |
| dc.subject | Speech | pt_BR |
| dc.subject | Women | pt_BR |
| dc.title | As escritas de uma vida: Discursos sobre a cangaceira Maria Bonita (1930-1938) | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Rosa, Susel Oliveira da | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4405235882606968 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5242849392271044 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Maria Gomes de Oliveira, conhecida na história como Maria Bonita, participou do cangaço entre os anos de 1930 e 1938. Em torno dela, lanço meu olhar, um olhar que só pode ver através dos olhares dos muitos outros que escreveram e falaram a seu respeito. Esta dissertação, portanto, se propõe analisar os discursos acerca da cangaceira Maria Bonita, nos aspectos concernentes à sua sexualidade, criminalidade, beleza e valentia, atributos que lhe são conferidos pelos memorialistas, cordelistas e através dos discursos jornalísticos. Para tentar entender o universo em que viveram as mulheres cangaceiras, também discutirei o sertão como um espaço masculinizante de hostilidade para com as mulheres. Analiso cordéis, jornais e livros de especialistas do cangaço e percebi que os muitos discursos sobre Maria Bonita estão relacionados e procuram apreender e construir um sentido para a feminilidade. Com esta pesquisa, pretendo contribuir com a história das mulheres e lançar luz em como os discursos formulados sobre a cangaceira Maria Bonita reforçam lugares de subordinação para as mulheres, mesmo quando procuram mostrá-la como mulher forte e guerreira. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | História | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em História | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Arquivototal.pdf | Arquivo total | 2,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
