Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11916
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeite, Jonathan Lucas Moreira-
dc.date.accessioned2018-10-08T17:42:51Z-
dc.date.available2018-10-08-
dc.date.available2018-10-08T17:42:51Z-
dc.date.issued2017-02-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11916-
dc.description.abstractThe present work is in the field of medieval studies, as well as in the field of semiotic studies, and has as its main objective to analyze the resonances of troubadour literature in the poetry of Vinicius de Moraes, a Brazilian poet and composer. Initially, we will make a panoramic study of the work of the author and a survey of his substantial criticism. In the second chapter, we will present the main concepts of the General Theory of Signs, the theoretical-methodological considerations used in our analysis. Posteriorly, we will discuss the main characteristics of the Troubadourism, guided by the medievalists Spina (1956), Martins and Nunes (2014) and Maleval (2002), in addition to the contributions of the poet and essayist Paz (1994). We will also discuss the presence of Neotrovadorismo in Brazilian art, as well as the studies about these updates. Finally, we will analyze the marks of troubadour literature in the poetry of Vinicius de Moraes, based on three aspects: the dialogue between the poems of the author and the songs of the lover, demonstrated in the analysis of the poem Romanza; the recreation of the songs of love in the texts of the poet, analyzed in the Soneto de carta e mensagem; and, finally, we will examine the presence of the remaining symbols of the medieval barcarolles in the poetry of Vinicius de Moraes, from the poems Mar and Marinha.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2018-10-08T17:42:51Z No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 1081099 bytes, checksum: b2aa0c75862cf4ead570788e083279a7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-08T17:42:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 1081099 bytes, checksum: b2aa0c75862cf4ead570788e083279a7 (MD5) Previous issue date: 2017-02-24en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectVinicius de Moraespt_BR
dc.subjectNeotrovadorismopt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectVinicius de Moraespt_BR
dc.subjectNeotrovadorismopt_BR
dc.subjectSemioticspt_BR
dc.titleUm canto de amor e saudade: O neotrovadorismo na poesia de Vinicius de Moraespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Deplagne, Luciana Eleonora de Freitas Calado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1575989061010448pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5955267500353678pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho insere-se no campo dos estudos medievais, bem como no dos estudos semióticos, tendo como principal objetivo analisar as ressonâncias da literatura trovadoresca na poesia de Vinicius de Moraes, poeta e compositor popular brasileiro. Inicialmente, faremos um estudo panorâmico da obra do autor e um levantamento de sua fortuna crítica. No segundo capítulo, apresentaremos os principais conceitos da Teoria Geral dos Signos, aporte teórico-metodológico escolhido para nossa análise. Posteriormente, discorreremos sobre as principais características do Trovadorismo, norteados pelos medievalistas Spina (1956), Martins e Nunes (2014) e Maleval (2002), além das contribuições do poeta e ensaísta Paz (1994). Discorreremos, ainda, sobre a presença do Neotrovadorismo na arte brasileira, assim como os estudos acerca dessas atualizações. Finalmente, analisaremos as marcas da literatura trovadoresca na poesia de Vinicius de Moraes, a partir de três apreciações: o diálogo entre os poemas do autor e as cantigas de amor, demonstrado na análise do poema Romanza; a recriação das cantigas de amigo nos textos do poeta, analisado em Soneto de carta e mensagem; e, por fim, examinaremos a presença dos símbolos remanescentes das barcarolas medievais na poesia de Vinicius de Moraes, a partir dos poemas Mar e Marinha.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.