Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11936
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Valnikson Viana de-
dc.date.accessioned2018-10-08T20:23:59Z-
dc.date.available2018-10-08-
dc.date.available2018-10-08T20:23:59Z-
dc.date.issued2017-02-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11936-
dc.description.abstractThe present dissertation aims to investigate if there was, in fact, beyond the manifestation of the pedagogical ideology disseminated during the implantation of the republican regime in Brazil, an aesthetic concern related to the seduction and delight of the infantile recipient within the poetic collection Livro das crianças (1897), by the writer and educator Zalina Rolim. This compendium constitutes a notable example of the creation directed to a reader in formation within the cultural system of the late nineteenth century, being adopted as a reading book by public schools and integrating the process of renewal in the teaching propagated in that period. The research, of a bibliographic and documentary nature, turned more precisely to the discussion and analysis of the most representative compositions of the educational orientation linked to the work and those that demonstrate certain technical components aimed to an intentionality not so utilitarian with its target audience, also evoking the study of the significant illustrations present in the compendium. For this purpose, we report on the social, political and cultural circumstances that have involved the origin of children's literature, as well as evoking their emergence in the national context. In addition, we explored the author's biography looking for a better understanding of the motivations and influences of her production, which we seek to launch a new critical look at the academic scene. Throughout the study, we realize that many of Rolim's children's verses do not manifest an evident didactic purpose, incorporating seductive and amusing artifices of the boys and girls of the last years the 19th century. Even not being able to break with the artistic limitations from its time, the work presents an interesting contrast in comparison with other publications linked to schooling process and contemporaneous to its launching.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2018-10-08T20:23:59Z No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 4954150 bytes, checksum: 1aabbf7407e08751319c88f418be92d6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-08T20:23:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 4954150 bytes, checksum: 1aabbf7407e08751319c88f418be92d6 (MD5) Previous issue date: 2017-02-09en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectZalina Rolimpt_BR
dc.subjectLiteratura infantil brasileirapt_BR
dc.subjectPoesia infantilpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSéculo XIXpt_BR
dc.subjectZalina Rolimpt_BR
dc.subjectBrazilian child literaturept_BR
dc.subjectChild poetrypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectNineteenth centurypt_BR
dc.titleAs raízes da poesia infantil de Zalina Rolim em livro das criançaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Segabinazi, Daniela Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3948051084706137pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2528200641023573pt_BR
dc.description.resumoA proposta central da presente dissertação é investigar se haveria, de fato, além da manifestação do ideário pedagógico disseminado durante a implantação do regime republicano no Brasil, uma preocupação estética relacionada à sedução e deleite do destinatário infantil dentro da coletânea poética Livro das crianças (1897), da escritora e educadora paulista Zalina Rolim. Este compêndio constitui um notável exemplo da criação voltada ao leitor em formação dentro do sistema cultural do final do século XIX, sendo adotado como livro de leitura por escolas públicas e integrando o processo de renovação no ensino propagado naquele período. Nossa pesquisa, de caráter bibliográfico e documental, se voltou mais precisamente à discussão e análise das composições de maior representatividade da orientação educacional vinculada à obra e às que demonstram certos componentes técnicos voltados a uma intencionalidade não tão utilitária junto ao seu público-alvo, também evocando, consequentemente, o estudo das significativas ilustrações presentes no compêndio. Para tal, nos reportamos às circunstâncias sociais, políticas e culturais que envolveram a origem da literatura para crianças, assim como evocamos o seu surgimento no contexto nacional. Ainda exploramos a biografia da autora visando a uma maior compreensão das motivações e influências de sua produção, a qual buscamos lançar um novo olhar crítico ante o cenário acadêmico. Constatamos ao longo do estudo que boa parte dos versos infantis de Rolim não manifestam um propósito didático evidente, incorporando artifícios de sedução e divertimento dos meninos e meninas dos últimos anos do Oitocentos. Mesmo não conseguindo romper com as limitações artísticas reinantes em seu tempo, o impresso apresenta um interessante contraste em comparação ao pressuposto de outras publicações ligadas ao processo de escolarização e contemporâneas ao seu lançamento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total4,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.