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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11943
Tipo: TCC
Título: O papel da consultoria nas micro e pequenas empresas (MPE): um estudo bibliométrico
Autor(es): Perônico, Caroline Fiama Mesquita
Primeiro Orientador: Felinto, Arturo Rodrigues
Resumo: O presente trabalho mostra a relevância da ação da consultoria nas atividades das MPE e tem como objetivo analisar os fatores que geram a necessidade de intervenção da consultoria nas MPE. Foi utilizado uma base conceitual para identificar a demanda de serviços de suporte à gestão para as MPE, relacionar os ganhos que a consultoria traz às MPE com o público alvo que se deseja atingir e identificar os fatores que geram a necessidade da consultoria nas MPE. O estudo consistiu em uma pesquisa básica procurando responder a questão da pesquisa a fim de ampliar o conhecimento e é considerada exploratória, pois não tem o intuito de obter números como resultados e sim o que leva as empresas precisarem de ajuda especializada. A partir daí, apresenta uma abordagem qualitativa e justifica-se pelo interesse em analisar fatores que geram a necessidade da intervenção da consultoria nas MPE. Posteriormente, os dados coletados são analisados pelo pesquisador e os procedimentos e técnicas de coleta de dados, foram constituídos por pesquisas bibliográficas através de livros, revistas, artigos e materiais pesquisados na internet sobre o tema. Quanto aos resultados pode-se destacar a importância das empresas no mercado que está cada vez mais competitivo e os inúmeros fatores que devem ser analisados para que estas não entrem em declínio, como: planejamento estratégico bem estruturado e cumprido, controle dos processos e atividades e mensuração e análises realizadas periodicamente. Além disso, o consultor se torna essencial durante a formação e maturidade da empresa, pois obtêm benefícios para empresa, ajudando-a a lhe conhecer melhor e lidar com os problemas que podem surgir.
Abstract: The present work shows the relevance of the consulting action in the activities of the MPE and has as objective to analyze the factors that generate the need of intervention of the consultancy in the MPE. A conceptual basis was used to identify the demand for management support services for MPE, to relate the gains that the consultancy brings to the MPE with the target public that it is desired to reach and to identify the factors that generate the need of the consultancy in the MPE. The study consisted of a basic research to answer the question of the research in order to expand the knowledge and is considered exploratory, since it does not have the intention of obtaining numbers as results, but rather what leads companies to need specialized help. From there, it presents a qualitative approach and is justified by the interest in analyzing factors that generate the need for the intervention of the consultancy in the MPE. Subsequently, the data collected are analyzed by the researcher and the procedures and techniques of data collection, were constituted by bibliographical research through books, magazines, articles and materials searched on the Internet on the subject. The results highlight the importance of companies in the market that is increasingly competitive and the many factors that must be analyzed so that these do not go into decline, such as: well-structured strategic planning, control of processes and activities and measurements and analyzes performed periodically. In addition, the consultant becomes essential during the training and maturity of the company, as they obtain benefits for the company, helping it to know better and to deal with the problems that can arise.
Palavras-chave: Ação da Consultoria
Necessidade de Intervenção
Suporte à Gestão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11943
Data do documento: 23-Mai-2018
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

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