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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11945Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Oliveira , Márcia Wanessa Trajano de | - |
| dc.date.accessioned | 2018-10-08T23:11:02Z | - |
| dc.date.available | 2018-06-05 | - |
| dc.date.available | 2018-10-08T23:11:02Z | - |
| dc.date.issued | 2018-05-30 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11945 | - |
| dc.description.abstract | Coaching is an innovative process capable of promoting human development in the most diverse niches of action. It uses multidisciplinary tools, having as reference the studies in the areas of Administration, Psychology and Neuroscience. Considering its applicability in the field of Management, mainly related to People Management, regarding the development of people in a managerial context, and noting the need for a more theoretical basis in the area of coaching, we sought to understand the effectiveness of this process from the perception of professional managers. With this, the research is characterized as qualitative, using as an instrument of data collection the interview, and having been applied a semi-structured script based on what the researcher perceived as being relevant issues to reach the defined objectives. Thus, it was possible to collect data in the narrative of six managers, three of them coaches (active in the area), and the other three, coachees (participants in the process). The categorization was the resource used to analyze the data that resulted in the identification of some main characteristics for the effectiveness of the coaching process, being these key factors for the success and quality of the same. Thus, the commitment of the coachee, the professional's seriousness, the definition and clarity of the goals set, the presence of reflective practice during the process, the development of emotional intelligence and leadership, the achievement of expected results and the possibility of engagement among teams in organizations correspond to the key factors that can contribute to the effectiveness of coaching. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Katiane Souza (katyane.souza@gmail.com) on 2018-10-08T23:11:02Z No. of bitstreams: 1 MWTO08102018.pdf: 396724 bytes, checksum: 308c053bb55027427d6c6a693e80c063 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-10-08T23:11:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MWTO08102018.pdf: 396724 bytes, checksum: 308c053bb55027427d6c6a693e80c063 (MD5) Previous issue date: 2018-05-30 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Coaching | pt_BR |
| dc.subject | Gestão de pessoas | pt_BR |
| dc.subject | Desenvolvimento humano | pt_BR |
| dc.subject | Efetividade | pt_BR |
| dc.title | A efetividade do processo de coaching na percepção de profissionais gestores | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Bispo, Marcelo | - |
| dc.description.resumo | O coaching é um processo inovador capaz de promover o desenvolvimento humano nos mais diversos nichos de atuação. Ele utiliza ferramentas multidisciplinares, tendo como referência os estudos nas áreas de Administração, Psicologia e Neurociência. Considerando a sua aplicabilidade no campo da Administração, sobretudo relacionado à Gestão de Pessoas, no que diz respeito ao desenvolvimento de pessoas num contexto gerencial, e observando a necessidade de um maior embasamento teórico na área de coaching, buscou-se compreender a efetividade deste processo a partir da percepção de profissionais gestores. Com isso, a pesquisa se caracteriza como qualitativa, utilizando-se como instrumento de coleta de dados a entrevista, e tendo sido aplicado um roteiro semiestruturado com base naquilo que a pesquisadora percebeu como sendo questões relevantes para o alcance dos objetivos definidos. Dessa forma, foi possível coletar dados na narrativa de seis gestores, sendo três deles coachs (atuantes na área), e os outros três, coachees (participantes do processo). A categorização foi o recurso utilizado para a análise dos dados que resultaram na identificação de algumas características principais para a efetividade do processo de coaching, sendo elas fatores-chave para o êxito e qualidade do mesmo. Assim, o comprometimento do coachee, a seriedade do profissional, a definição e clareza dos objetivos traçados, a presença da prática reflexiva durante o processo, o desenvolvimento da inteligência emocional e da liderança, o alcance dos resultados esperados e a possibilidade de engajamento entre as equipes nas organizações correspondem aos fatores-chave que podem contribuir para a efetividade do coaching. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Administração | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Administração | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
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