Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11946
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoledade, Nathanael Lucas Trajano-
dc.date.accessioned2018-10-08T23:22:38Z-
dc.date.available2018-05-28-
dc.date.available2018-10-08T23:22:38Z-
dc.date.issued2018-05-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11946-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the most relevant behavioral factors in the literature that influence the consumer behavior in Brazil in terms of the intention to buy and buy organic foods. The research is aligned with a series of efforts already developed internationally and proposes to be a contribution to study the consumer behavior of organic foods. From the literature review, the constructs that supported the hypotheses of the study were chosen. The research instrument was virtually applied, which resulted in a final sample of 351 Brazilian respondents. Afterwards, the data were submitted to the procedures of measurement of the scales, followed by the extraction of descriptive measures and bivariate association, and finally, a structural equations modeling, to investigate the hypotheses enunciated seeking greater safety regarding the relationship between the constructs . As central results, it was verified that health awareness is the main factor influencing the purchase intention, followed by food security and availability. The assumptions that confidence in organic food certification by government agencies and personal confidence in local producers and sellers influence the intent and actual purchase of organic foods have not been confirmed. We also verified that the intention positively affects the actual purchase.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Katiane Souza (katyane.souza@gmail.com) on 2018-10-08T23:22:38Z No. of bitstreams: 1 NLTS08102018.pdf: 600321 bytes, checksum: 685a03afe203a7c8e07330665240525f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-08T23:22:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NLTS08102018.pdf: 600321 bytes, checksum: 685a03afe203a7c8e07330665240525f (MD5) Previous issue date: 2018-05-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAlimentos orgânicospt_BR
dc.subjectCompra realpt_BR
dc.subjectIntenção de comprapt_BR
dc.subjectFatores comportamentaispt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.titleDa intenção ao comportamento de compra real: fatores que influenciam o consumo de alimentos orgânicos no Brasilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Diana Lúcia Teixeira de-
dc.description.resumoEsse estudo objetivou analisar os fatores comportamentais mais relevantes na literatura que influenciam o comportamento do consumidor no Brasil em termos de intenção de compra e compra real de alimentos orgânicos. A pesquisa está alinhada com uma série de esforços já desenvolvidos internacionalmente e propõe ser a uma contribuição para estudo do comportamento do consumidor de alimentos orgânicos. A partir da revisão da literatura, foram escolhidos os construtos que embasaram as hipóteses do estudo. O instrumento de pesquisa foi aplicado virtualmente, o que resultou uma amostra final de 351 respondentes brasileiros. Em seguida, os dados foram submetidos aos procedimentos de mensuração das escalas, seguidos da extração de medidas descritivas e de associação bivariada, e por fim, de uma modelagem de equações estruturais, para averiguações das hipóteses enunciadas buscando maior segurança quanto à relação entre os construtos. Como resultados centrais, foi verificado que a consciência de saúde é o principal fator de influência sobre a intenção de compra, seguido de segurança alimentar e de disponibilidade. As hipóteses de que a confiança na certificação de alimentos orgânicos pelos órgãos governamentais e a confiança pessoal em produtores e vendedores locais influenciam a intenção e a compra real de alimentos orgânicos não foram confirmadas. Verificamos, ainda, que a intenção afeta positivamente a compra real.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NLTS08102018.pdf586,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.