Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11966| Tipo: | Tese |
| Título: | O corpo materno em Without a name e Butterfly burning, de Yvonne Vera: tensões, transgressões e resistências |
| Autor(es): | Mendes, Maria Elizabeth Peregrino Souto Maior |
| Primeiro Orientador: | Schneider, Liane |
| Resumo: | A presente tese, “O corpo materno nas obras Without a Name e Butterfly Burning: tensões, transgressões e resistências”, trata do estudo das representações do corpo feminino e da maternidade na ficção da escritora zimbabuense Yvonne Vera. Para tanto, elegemos como corpus os dois romances supramencionados, publicados em 1994 e 1998, respectivamente. A fim de obtermos uma compreensão do aspecto provocativo da escrita veriana, consideramos necessário localizar a escritora em seu contexto e seus percursos para, em seguida, traçar um panorama da escrita de mulheres negras com as quais sua literatura dialoga, sua importância e temas centrais, utilizando, para tal, as contribuições teóricas de Kimberlé Crenshaw, Hazel Carby e Patricia Hill-Collins, no que concerne aos estudos interseccionais, a fim de entender como raça, classe e gênero se inter-relacionam nas produções literárias afro-americana e africana criadas por mulheres. A essas propostas teóricas, aliamos um olhar revisionista sobre os estudos pós-coloniais (Said; Ashcroft et al; Boehmer; Loomba; Spivak; Young), para tratar das questões que elegemos como nosso foco central a partir de perspectivas que resistem ao apagamento da voz do/a colonizado/a. Além disso, investigamos o papel da maternidade nas teorias feministas ocidentais, segundo Rich, Chodorow e O?Reilly, contrapondo a essas a teorização das acadêmicas nigerianas Oyewumi e Nnaemeka, buscando uma melhor compreensão e possibilidade de análise dessa temática nas narrativas selecionadas de Vera. Por fim, destacamos as tensões e problematizações presentes na representação do corpo materno na ficção veriana, constatando as formas transgressoras através das quais a autora configura as personagens Mazvita e Phephelaphi. |
| Abstract: | A presente tese, “O corpo materno nas obras Without a Name e Butterfly Burning: tensões, transgressões e resistências”, trata do estudo das representações do corpo feminino e da maternidade na ficção da escritora zimbabuense Yvonne Vera. Para tanto, elegemos como corpus os dois romances supramencionados, publicados em 1994 e 1998, respectivamente. A fim de obtermos uma compreensão do aspecto provocativo da escrita veriana, consideramos necessário localizar a escritora em seu contexto e seus percursos para, em seguida, traçar um panorama da escrita de mulheres negras com as quais sua literatura dialoga, sua importância e temas centrais, utilizando, para tal, as contribuições teóricas de Kimberlé Crenshaw, Hazel Carby e Patricia Hill-Collins, no que concerne aos estudos interseccionais, a fim de entender como raça, classe e gênero se inter-relacionam nas produções literárias afro-americana e africana criadas por mulheres. A essas propostas teóricas, aliamos um olhar revisionista sobre os estudos pós-coloniais (Said; Ashcroft et al; Boehmer; Loomba; Spivak; Young), para tratar das questões que elegemos como nosso foco central a partir de perspectivas que resistem ao apagamento da voz do/a colonizado/a. Além disso, investigamos o papel da maternidade nas teorias feministas ocidentais, segundo Rich, Chodorow e O?Reilly, contrapondo a essas a teorização das acadêmicas nigerianas Oyewumi e Nnaemeka, buscando uma melhor compreensão e possibilidade de análise dessa temática nas narrativas selecionadas de Vera. Por fim, destacamos as tensões e problematizações presentes na representação do corpo materno na ficção veriana, constatando as formas transgressoras através das quais a autora configura as personagens Mazvita e Phephelaphi. En esta tesis, “El cuerpo materno en las obras Without a Name y Butterfly Burning: tensiones, transgresiones y resistencias”, se ocupa del estudio de las representaciones del cuerpo femenino y de la maternidad en la ficción de la escritora zimbabuense Yvonne Vera. Por lo tanto, hemos elegido como corpus las dos novelas antes mencionadas, publicados en 1994 y 1998, respectivamente. Con el fin de obtener una comprensión de los aspectos provocadores de la escritura veriana, consideramos que es necesario ubicar la escritora en su contexto y sus recorridos para, a continuación, trazar un panorama de la escritura de mujeres negras con las cuales su literatura dialoga, su importancia y temas centrales, utilizando, para ello, las aportaciones teóricas de Kimberlé Crenshaw, Hazel Carby y Patricia Hill-Collins, con respeto a los estudios intersectoriales, a fin de comprender como la raza, clase y género están interrelacionados en las producciones literarias afroamericana y africana creadas por mujeres. A estas propuestas teóricas, combinamos una mirada revisionista sobre los estudios postcoloniales (Said; Ashcroft et al; Boehmer; Loomba; Spivak; Young), con el fin de abordar estas cuestiones que hemos elegido como nuestro eje central a partir de perspectivas que resisten a la supresión de la voz del/de la colonizado/a. Además, se investigó el papel de la maternidad en las teorías feministas occidentales, según Rich, Chodorow y O?Reilly, en contraste con la teorización de las académicas nigerianas Oyewumi y Nnaemeka, en búsqueda de una mejor comprensión y posibilidad de análisis de esa temática en las narrativas seleccionadas de Vera. Por fin, destacamos las tensiones y problematizaciones presentes en la representación del cuerpo materno en la ficción veriana, constatando las formas transgresoras a través de las cuales la autora expone los personajes Mazvita y Phephelaphi. |
| Palavras-chave: | Ficção africana Corpo Maternidade Yvonne Vera Escritora zimbabuense African fiction Body Motherhood Yvonne Vera Zimbabwean writer Ficción africana Cuerpo Maternidad Yvonne Vera Escritora zimbabuense |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11966 |
| Data do documento: | 30-Mar-2017 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MariaElizabethPeregrinoSoutoMaiorMendes_Tese.pdf | Arquivo total | 1,77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
