Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11974
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCajú, Kaíque de Abreu-
dc.date.accessioned2018-10-09T21:38:27Z-
dc.date.available2018-06-29-
dc.date.available2018-10-09T21:38:27Z-
dc.date.issued2018-06-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11974-
dc.description.abstractRap as a means of informal education, transforms the leisure of many young people into a form of struggle and resistance. Considering that culture as a social right is an important element for the development and break with the logic of social inequality and that cultural workshops for occupational therapy are configured as moments of sharing of actions pertinent to the context of individuals and groups , this study aimed to discuss the use of Rap as an intervention resource for Social Occupational Therapy with young people in public schools; and, more specifically, to analyze how Rap can promote the autonomy, participation and protagonism of young people on the theme of human rights and diversity in the school. This is an experience report, whose methodological assumptions are of the participatory research, which describes the experience of using Rap, carried out through workshops of activities, as a resource of Occupational Social Therapy to promote the emancipation and social participation of the participants. The workshops showed effectiveness and interest in reflecting on the use of Rap as an intervention resource for Occupational Social Therapy and contribute to various forms of expression, enabling debates on various themes relevant to the emancipation, independence and autonomy of young people, the critical and reflexive individuals about their role in society, enabling their participation and social insertion. It is hoped continuity of this research, to reliably prove the Rap as a resource to be worked with young people in school and as a resource of Occupational Social Therapy, remaining the suggestion, to verify if the Rap becomes effective if worked with other age groups and layers social policies.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jadson Pamplona (jadsonpamplona@hotmail.com) on 2018-10-09T21:38:27Z No. of bitstreams: 1 KAC29062018.pdf: 891612 bytes, checksum: f63e2011bf91951dd19d2d99ce53c707 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-09T21:38:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KAC29062018.pdf: 891612 bytes, checksum: f63e2011bf91951dd19d2d99ce53c707 (MD5) Previous issue date: 2018-06-05en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectTerapia ocupacional socialpt_BR
dc.subjectJuventudespt_BR
dc.subjectOficinas de atividadespt_BR
dc.titleO Rap como recurso para a terapia ocupacional social nas escolaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Beatriz Prado-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4573515314782706pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4573515314782706pt_BR
dc.description.resumoO Rap como um meio de educação informal, transforma o lazer de muitos jovens em uma forma de luta e resistência. Considerando que a cultura, como direito social, é um elemento importante para o desenvolvimento e rompimento com a lógica da desigualdade social e que as oficinas culturais, para a terapia ocupacional, se configuram como momentos de compartilhamento de ações pertinentes ao contexto dos indivíduos e grupos, este trabalho teve como objetivo discutir o uso do Rap como possibilidade de recurso de intervenção para a Terapia Ocupacional Social com jovens em escolas públicas; e, mais especificamente analisar como o Rap pode promover a autonomia, participação e protagonismo dos jovens sobre a temática direitos humanos e diversidade na escola. Trata-se de um relato de experiência, cujos pressupostos metodológicos são da pesquisa participativa, que descreve a experiência da utilização do Rap, realizado por meio de oficinas de atividades, como recurso da Terapia Ocupacional Social para promoção da emancipação e participação social dos participantes. As oficinas de atividades apontaram eficácia e o interesse na reflexão sobre o uso do Rap como recurso de intervenção da Terapia Ocupacional Social e contribuir para diversas formas de expressão, possibilitar debates sobre várias temáticas relevantes para a emancipação, independência e autonomia dos jovens, tornando-os indivíduos críticos e reflexivos sobre seu papel na sociedade, possibilitando sua participação e inserção social. Almeja-se continuidade desta pesquisa, para comprovar com fidedignidade o Rap enquanto recurso para ser trabalhado com jovens na escola e enquanto recurso da Terapia Ocupacional Social, restando a sugestão, de verificar se o Rap se faz eficaz se trabalhado com outras faixas etárias e camadas sociais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentTerapia Ocupacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Terapia Ocupacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KAC29062018.pdf870,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.