Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11979
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Paulo César Pereira da-
dc.date.accessioned2018-10-11T13:53:33Z-
dc.date.available2018-10-10-
dc.date.available2018-10-11T13:53:33Z-
dc.date.issued2008-04-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11979-
dc.description.abstractThe development of services economy is no longer a simple question of evidence. The available literature demonstrates this finding, including within the public services itself. The growth of the sector requires adjustments in the structures of organisations, in the behaviour of collaborators and in the systems and procedures. The tracking, identification, assessment and analysis of the costs associated with the services operations, including those of public nature, are inevitable as a necessity to correct organization management. This research investigates the most frequent hidden costs in services in a society of joint economy with state control in the state of Paraiba, from a case study. The evidence of hidden costs in operations services and the lack of methodologies for the assessment are the theoretical framework of this study, thereby; a set of procedures for its implementation was used. The application of the matrix 5Q1C and the use of an adapted framework were fundamental in the elucidation of the problem-issue. The results obtained point to the existence of hidden costs in the process studied, such as: waiting time, useless movement, re-work, absenteeism and idleness. The research concludes that these costs could have been avoided and that the companies lack methodology which promotes the assessment and analysis of these costs. As final recommendations, further suggestion for studies was recommended, focusing on the methodology of procedures for correct identification, tracking, determination and analysis of hidden costs in operations services.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Jose Rodrigues Paiva (mariaj.paiva@biblioteca.ufpb.br) on 2018-10-11T13:53:33Z No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 35149322 bytes, checksum: 01eafb2851dfbdacb22ba6979d6e95f7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-11T13:53:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 35149322 bytes, checksum: 01eafb2851dfbdacb22ba6979d6e95f7 (MD5) Previous issue date: 2008-04-18en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCustospt_BR
dc.subjectCustos Ocultospt_BR
dc.subjectServiçospt_BR
dc.subjectServiços Públicospt_BR
dc.subjectCostspt_BR
dc.subjectHidden Costspt_BR
dc.subjectServicept_BR
dc.subjectPublic Utilitiespt_BR
dc.titleRastreamento dos custos ocultos em operações de serviços: estudo de caso em uma sociedade de economia mista com controle estatal na Paraíbapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Severiano Filho, Cosmo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2907830008758461pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2958100266017360pt_BR
dc.description.resumoA evolução da economia de serviços não é mais uma simples evidência. A literatura disponível registra esta constatação, inclusive no âmbito dos serviços públicos. O crescimento do setor requer ajustamentos nas estruturas das organizações, nos comportamentos dos colaboradores e nos sistemas de procedimentos. O rastreamento, identificação, apuração e análise dos custos associados às operações de serviço, inclusive os de natureza pública, apresentam-se como uma necessidade inevitável ao correto gerenciamento das organizações. Esta pesquisa investiga os custos ocultos mais freqüentes em operações de serviços em uma sociedade de economia mista com controle estatal no Estado da Paraíba, à partir de um estudo de caso. A evidência de custos ocultos em operações de serviços e a ausência de metodologias para a sua apuração constituem o marco teórico deste trabalho, o qual utilizou-se de um conjunto de procedimentos para a sua execução. A aplicação da matriz 5Q1C e o uso de um framework adaptado, foram fundamentais na elucidação da questão-problema. Os resultados obtidos apontam para a existência de custos ocultos no processo estudado, tais como: esperas, movimentação inútil, re-trabalho, absenteísmo e ociosidade. A pesquisa tem como conclusão que estes custos são evitáveis e que as empresas padecem de metodologia que promovam a apuração e análise destes custos. Corno recomendações finais, tem-se a sugestão de estudos, voltados à metodologia de procedimentos para a correta identificação, rastreamento, determinação e análise de custos ocultos em operações de serviços.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total34,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.