Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11982
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Sayonara Souza da-
dc.date.accessioned2018-10-11T17:04:47Z-
dc.date.available2018-10-11-
dc.date.available2018-10-11T17:04:47Z-
dc.date.issued2017-09-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11982-
dc.description.abstractIssues pertaining to the field of sociological studies, as well as questions concerning historicity, are important elements related to the national identity formation of a country. Literature may turn into a mechanism to promulgate such questionings, since it absorbs much of the socio-historical time through which a community passed and/or has been passing; therefore, it is an important source of investigation. For this reason, the present research aims at gathering remarks, reflections, and analyses of the African Literature, specially of the one of Mozambique, which is represented by Mia Couto’s work. The corpus of the present study is made up of the short stories “O cachimbo de Felizbento”, which is included in the Estórias abensonhadas collection (2012), and “O homem cadente”, which is contained in the book O fio das missangas (2009). Aiming at discussing the relationships among characters of the chosen works, as well as the depicted settings, the cultural elements and the way that the plot is related to the adopted research study, we will try to verify, in the stories to be analyzed, how the postcolonial period and the ideals of liberty, as well as the individual and his or her identity, are applied in the short stories. As theoretical approaches, we will use, among others, the postulates proposed by Rita Chaves (1998), Russeall Hamilton (1999), Stuart Hall (2003), Jane Tutikan (2006), Ana Mafalda Leite (2010).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2018-10-11T17:04:47Z No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 1147491 bytes, checksum: 7277b4a16dc543909ef844674bacc544 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-11T17:04:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 1147491 bytes, checksum: 7277b4a16dc543909ef844674bacc544 (MD5) Previous issue date: 2017-09-12en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLiteratura africanapt_BR
dc.subjectMoçambiquept_BR
dc.subjectSujeitopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectMia Coutopt_BR
dc.subjectAfrican Literaturept_BR
dc.subjectMozambiquept_BR
dc.subjectIndividualpt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectMia Coutopt_BR
dc.titleDa terra ao céu: elementos de Moçambicanidade e do período pós- colonial presentes nos contos "o cachimbo de Felizbento" e "o homem cadente", de Mia Coutopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Vanessa Neves Riambau-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8345360905892527pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7965540536190457pt_BR
dc.description.resumoOs aspectos que permeiam o campo dos estudos sociológicos, bem como as questões voltadas à historicidade são elementos importantes no que diz respeito à formação nacional identitária de um país. A literatura pode torna-se um mecanismo para difundir tais questões, visto que ela absorve muito do momento pelo qual passou e/ou tem passado uma comunidade, sendo assim uma importante fonte de investigação. Desta maneira, esta pesquisa versa em trazer apontamentos, reflexões e análise acerca da literatura africana, em especial a de Moçambique, representada pelos escritos de Mia Couto. O corpus deste estudo é composto pelos contos “O cachimbo de Felizbento” que integra a coletânea Estórias abensonhadas (2012) e “O homem cadente”, que compõe o livro O fio das missangas (2009). Visando discutir as relações encontradas entre os personagens dos textos escolhidos, bem como é retratada a ambientação, os elementos de ordem culturais e a maneira como o enredo mantém relação com a linha de investigação disposta, buscaremos, dentro das narrativas a serem analisadas, verificar como o período pós-colonial e os ideais de liberdade, assim como também o sujeito e a identidade estão utilizados dentro das narrativas. Como aporte teórico, dentre outros, utilizaremos os postulados desenvolvidos por Rita Chaves (1998), Russeall Hamilton (1999), Stuart Hall (2003), Jane Tutikan (2006) e Ana Mafalda Leite (2010).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.