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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11998
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMalheiros, Maria Augustta Sobral de França-
dc.date.accessioned2018-10-11T19:19:13Z-
dc.date.available2018-10-11-
dc.date.available2018-10-11T19:19:13Z-
dc.date.issued2017-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11998-
dc.description.abstractEpisodic memory is a type of declarative memory rich in spatial and temporal context. Studies have shown episode-like memory in some animals, criteria that can be shown through behavior, such as events ("what") that occurred in a proper location ("where") and in a certain space of time ("when"). To be considered an episodic-like memory, these behavioral aspects should be evoked in an integrated and associative way, not having the possibility to remember each aspect separately. It is known that the social context influences cognitive and behavioral capacities in different species, but despite its importance, the social context has received little attention from neuroscience and many studies have been directed towards the understanding of the neural processes of behavior, for research with humans or isolated animals. In this study, we sought to evaluate the impact of the social environment on episodic-like memory in Wistar rats. For this, we used 26 male Wistar rats, kept under controlled conditions and divided into three groups: control, experimental unit and experimental dyad. This task is performed in a circular arena and is based on the novelty paradigm. Three sessions were performed in the task: the session of sample 1, sample 2 and test each. The animals of the experimental dyad group were able to integrate the three episodic criteria in the task test session, whereas the animals of the experimental unit and control group did not succeed. The present work is in line with the current trend in the field of neuroscience to conduct experimental designs that will encourage the emergence of behaviors analogous to the natural behavior of exploited species as animal models.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2018-10-11T19:19:13Z No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 1209176 bytes, checksum: 05dfa3ce7a2f39e500fd71db63f339d2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-11T19:19:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 1209176 bytes, checksum: 05dfa3ce7a2f39e500fd71db63f339d2 (MD5) Previous issue date: 2017-03-30en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMemória similar à episódicapt_BR
dc.subjectContexto socialpt_BR
dc.subjectRatospt_BR
dc.subjectEpisodic-like memorypt_BR
dc.subjectSocial contextpt_BR
dc.subjectRatspt_BR
dc.titleAvaliação da contribuição do contexto social na memória similar à episódica em ratos Wistarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Flávio Freitas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9187242303396546pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9187242303396546pt_BR
dc.description.resumoA memória episódica é um tipo de memória declarativa rica em contexto espacial e temporal. Estudos têm demonstrado uma memória similar à episódica em alguns animais, baseada em critérios que podem ser mostrados por meio do comportamento, e tais como os eventos (“o quê”) que ocorreram em um devido local (“onde”) e num determinado espaço de tempo (“quando”). Para ser considerada uma memória similar à episódica, estes aspectos comportamentais devem ser evocados de forma integrada e associativa, não havendo a possibilidade de se recordar cada aspecto separadamente. Sabe-se que o contexto social exerce influência sobre as capacidades cognitivas e comportamentais em diferentes espécies, mas apesar de sua importância, o contexto social tem recebido pouca atenção da neurociência e muitos estudos têm sido direcionados para o entendimento dos processos neurais do comportamento por meio de pesquisas com seres humanos ou animais isolados. Neste trabalho, nós procuramos avaliar o impacto do ambiente social no desempenho da memória similar à episódica em ratos Wistar em uma tarefa adaptada de memória similar à episódica integrativa dos três aspectos comportamentais. Para tal, utilizamos 26 ratos Wistar machos, mantidos em condições controladas e divididos em três grupos: controle, experimental unitário e experimental díade. Esta tarefa é realizada em uma arena circular e é baseada no paradigma da novidade. Foram realizadas três sessões na tarefa: a sessão de amostra 1, amostra 2 e teste.Os animais do grupo experimental díade conseguiram integrar os três critérios episódicos na sessão de teste da tarefa, enquanto que os animais do grupo controle e experimental unitário não foram capazes. A perspectiva do presente trabalho foi a de se desenvolver um desenho experimental que venha a encorajar a emergência de comportamentos análogos ao comportamento natural do rato, que é uma espécie explorada como modelo animal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós Graduação em Neurociências Cognitiva e Comportamento

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